Dia Nacional dos Animais chama atenção para violências sofridas

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

De acordo com o levantamento do Instituto Pet Brasil (IBP), realizado junto a 400 ONGs de todo o país, o Brasil possui quase 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores.

Comemorado no dia 14 de março, o Dia Nacional dos Animais chama a atenção para a violência cometida não só contra animais domésticos, mas também contra animais silvestres. Instituída em 1998, a data é lembrada pela comunidade veterinária para mostrar à população a importância do bem-estar dos animais.

Desde 1998, os animais têm direitos garantidos por lei. O crime de maus tratos é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.

A médica veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Uninter Poliana Vicente destaca a importância da guarda responsável. Ela explica que os animais têm necessidades de espaço por conta de sua fisiologia, além de alimentação adequada e cuidados com a saúde.

“As pessoas precisam entender quais são as necessidades daquele animal antes mesmo de pensar em tê-lo”, afirma.

O abandono de animais também preocupa autoridades sanitárias e profissionais da saúde animal. Além do prejuízo contra a saúde animal, o tema é questão de saúde pública, pois pode gerar doenças ao ser humano, como raiva, vermes, sarnas e leishmaniose.

“Tenho que saber o que estou adquirindo, para o meu bem e para o bem dele”, afirma o coordenador do curso de Medicina Veterinária Marivaldo Oliveira em relação a animais domésticos e exóticos.

O Dia Nacional dos Animais foi o tema do programa Saúde em foco, exibido pela Rádio Uninter em 14 de março. Comandado pela jornalista Barbara Carvalho, o programa debateu a saúde dos animais e o combate aos maus tratos. Estiveram presentes os médicos veterinários Marivaldo Oliveira, Paulo Felipe Goiozo e Poliana Vicente.

Assista ao programa Saúde em Foco pelo canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução do Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *