Primeira turma de Educação Física da Uninter começa a receber o registro profissional

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Controle da taxa de colesterol, melhora do quadro de ansiedade e aumento da endorfina, o hormônio responsável pela sensação de prazer. Estes são alguns dos benefícios que o corpo recebe quando se pratica alguma atividade física. As opções para “mexer o esqueleto” são das mais variadas e existem para todos os gostos, mas uma coisa elas têm em comum: a importância de um acompanhamento para obter os melhores resultados. E o responsável por prestar este auxílio e ajudar no alcance de um auto desempenho é o profissional da educação física.

No mercado existem diversos ramos em que o profissional pode atuar. O bacharel em educação física pode trabalhar em academias, centros esportivos, clínicas de atividade física, hospitais, e muito mais. Porém, como em outras profissões regulamentadas, após formado o egresso precisa conseguir o seu registro no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), e essa é uma conquista que os primeiros formandos do curso de Educação Física da Uninter estão obtendo.

“A Uninter concluiu um ciclo muito importante na vida acadêmica de vários alunos que conquistaram seu diploma em Educação Física, nas modalidades de bacharel e licenciatura. Foram 4 anos de muito estudo, práticas e aprendizado. Após formado, a primeira ação desses profissionais é regularizar sua situação profissional e efetivar seu registro no Conselho da área (CONFEF/CREF) para o exercício legal da profissão”, relata o coordenador do curso de Educação Física da Uninter, Marcos Ruiz da Silva.

Ubirajara Jacson Ciechovicz é um destes egressos que já está com o registro profissional em mãos. Ele cursou Educação Física na modalidade a distância no polo de apoio presencial de São Miguel do Oeste (SC). Ubirajara conta que a modalidade auxilia pessoas que não possuem tempo e recursos para estudar em um curso presencial. Ele, que já atua na área desde o estágio obrigatório, agora cursa licenciatura e pretende abranger outros campos de atuação.

“Formei em dezembro de 2020 em bacharel e optei por continuar com a licenciatura para poder futuramente entrar em alguma escola ou órgão de ensino. Escolhi a Educação Física por ser uma área bem abrangente, me possibilitando trabalhar e levar a saúde e o bem-estar às pessoas. Também já obtive o CREF, documentação que é de extrema importância a qualquer professor de educação física, pois nos proporciona credenciamento e regularidade como professor”, conta.

Iniciado em 2016, o curso de Educação Física da Uninter, tanto bacharelado quanto licenciatura, é organizado a partir das orientações de legislações específicas da modalidade. Nos seus 4 anos de duração, os alunos cumprem as obrigações necessárias para a sua formação conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Ainda, o curso conta com aulas de campo onde os alunos são levados a experienciar corporalmente os conteúdos de diversas disciplinas.

“Como a Educação Física é uma profissão regulamentada, a expectativas dos alunos assim que se formam é conseguir seu registro no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), e regularizados podem atuar no mercado de trabalho, seja em academias, clubes, hospitais, ou mesmo como empreendedores e personal trainer”, destaca Marcos Ruiz.

E não é só Ubirajara que já está com sua carteira do registro profissional em mãos. Marlon Wosny Matias, de Curitiba (PR), já trabalhava com esporte antes de ingressar na faculdade. Dono de uma escola de artes marciais, ele reconhecia a necessidade de se aprofundar e se especializar para atender a necessidade de seus clientes. Cursou Educação Física na Uninter, na modalidade EAD, e agora, com seu registro do CREF em mãos, está com grandes expectativas.

“Muito importante ter o cadastro e agora posso pôr em ação tudo que vinho planejando nesses 4 anos de estudo. Nossa obrigação como profissional de educação física é mostrar para todas as pessoas a importância da nossa área, agregando uma mudança no estilo de vida no máximo de pessoas que pudermos”, ressalta Marlon.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König


1 thought on “Primeira turma de Educação Física da Uninter começa a receber o registro profissional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *