Prática criativa amplia o aprendizado dos alunos de Contábeis

 

Motivar o aluno a se interessar pela aula, ou dissuadi-lo da tentação de abandonar o curso, nem sempre é tarefa fácil para o professor. Não basta dominar o conteúdo, é preciso ser criativo e dar um sentido prático ao que se está ensinando. A equipe do polo da Uninter em São José do Cedro (SC) encontrou uma fórmula que, além de melhorar o desempenho dos acadêmicos, está reforçando a amizade entre os colegas e reduzindo a evasão.

Os acadêmicos dos cursos disponíveis no polo são convidados a participar de atividades todas as quartas-feiras. Quando tem aula interativa, assistem na companhia dos tutores e interagem com os colegas e professores. Quando não há aula interativa, as tutoras Leticia Dalla Vechia e Luciane Coutinho da Silva, ambas contadoras e com experiência na área, realizam atividades voltadas para os conteúdos das disciplinas. Na noite do último dia 08, elas realizaram atividades muito interessantes para a aprendizagem dos alunos.

Luciane trabalhou no laboratório de informática usando o sistema PH com todos os alunos veteranos do curso a distância de Ciências Contábeis. O Sistema PH foi desenvolvido através da linguagem de programação C++ Builder, que respeita as legislações fiscal e contábil, em módulos separados, além de criar opções de interligação de dados de fácil manipulação operacional.

Os softwares da PH se destacam por serem de fácil operação, continuamente desenvolvidos e atualizados, incorporando novas tecnologias e ferramentas que possibilitem ao cliente gerar informações mais precisas e ter a certeza de utilizar um software seguro e confiável.

Esse sistema de contabilidade foi desenvolvido para fornecer o máximo de confiabilidade, através de avançadas técnicas de armazenamento de dados, formando um conjunto ágil, flexível e seguro para auxiliar nos procedimentos contábeis das empresas. E foi disponibilizado gratuitamente no polo de São José do Cedro para que os acadêmicos colocassem em prática os conhecimentos teóricos.

Na atividade do último dia 8, a partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina de Contabilidade Comercial, os alunos fizeram a constituição de uma empresa comercial. Já na turma de calouros, a professora Letícia trabalhou uma dinâmica intitulada “Construção de torres”.

Nessa atividade, cada aluno deveria construir torres com os olhos vendados e sob orientação dos colegas. O objetivo da dinâmica era aproximar os alunos da disciplina de comportamento empreendedor e buscou demonstrar a influência de cada tipo de liderança na produtividade e satisfação do trabalho em grupo e desenvolver a capacidade de liderar.

A equipe do polo de São José do Cedro percebe que, com a realização dessas práticas tutoriais, os alunos sentem-sem muito mais motivados, constroem amizades com os colegas e melhoram seu desempenho acadêmico, além de contribuir com o baixo índice de cancelamento e abando no de matrículas.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *