Porque é importante investir em pesquisa científica

 

Denise Becker – Estagiária de Jornalismo

Por que as coisas funcionam de uma maneira e não de outra? Como se dão as relações sociais? Sabemos o suficiente sobre o nosso corpo, sobre como prolongar a vida, o melhor a fazer? Qual o impacto das leis ou das tecnologias na nossa vida? Mais do que apenas satisfazer a curiosidade, a humanidade sempre quis entender o mundo que nos cerca. Para isso surgiu a ciência e seus métodos próprios de pesquisa.

O Brasil aparece como o 14º país produtor mundial de conhecimento científico e o 76º em inovação, segundo dados da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Grande parte desse conhecimento é produzido nas universidades, cuja missão se baseia no ensino, na pesquisa e na extensão.

O Centro Universitário Internacional Uninter, por exemplo, manteve no ano passado 42 projetos divididos em nove grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Damos muito valor à produção científica, investimos muito nisso. Somos um centro universitário e queremos chegar à condição de universidade, e o apoio à pesquisa é muito importante”, diz a coordenadora de Pesquisa e Publicação Acadêmica da Uninter, Desiré Dominschek.

Para ampliar as possibilidades de produção científica, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da instituição prorrogou até 6 de março o edital de chamada para a criação de novos projetos de pesquisa a serem desenvolvidas ao longo do ano, ou de renovação dos já existentes. “Dentro dos grupos pode existir novas linhas e novos grupos”, explica Desiré. O programa é destinado aos grupos formados na instituição, que devem ser cadastrados no CNPq e certificados pela Uninter.

Desiré salienta que o programa de pesquisa docente fortalece a constituição de grupos de pesquisa em áreas específicas e chama a atenção quanto à sua constituição. “Não é se reunir com um colega, discutir um assunto e dizer que somos um grupo. Tem de ser institucionalizado, por isso tem o edital”. Formado por professores, esses grupos também são integrados por alunos de diferentes cursos, uma maneira de incentivá-los à produção científica.

Os professores da Uninter interessados podem ter aqui o acesso ao edital para apresentar projetos de pesquisa.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *