Por que o Guia Alimentar Brasileiro é o melhor do mundo?

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, o Guia Alimentar Brasileiro ou Guia Alimentar para a População Brasileira é um importante instrumento para a educação alimentar dos brasileiros – ou pelo menos para a tentativa dela. Servindo como apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS) e outros setores do poder público, o documento é apontado como referência em todo o mundo.

A tutora do Bacharelado em Nutrição da Uninter, Elaine Martins, explica que a fama do material entre especialistas na área se dá porque ele não trata apenas dos nutrientes presentes nos alimentos , mas de toda a história da alimentação na vida de uma pessoa. “Ali é tratado de todo o impacto social e familiar da alimentação do indivíduo”, diz.

Composto por cinco capítulos, o documento aborda questões como a escolha dos alimentos para uma refeição e a compreensão e a superação de obstáculos. Segundo seu próprio texto, ele apresenta “um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro”.

Ao redor do mundo, países tem optado por usar o “My Plate” (Prato Saudável), um guia alimentar que explora a subdivisão do prato entre os principais grupos alimentares. “Enquanto o mundo inteiro está falando sobre macronutrientes, o Brasil se aprofunda em outras orientações”, afirma a coordenadora do curso tecnólogo em Gastronomia da Uninter, Ana Paula Garcia.

Qualidade do guia contrasta com pouca visibilidade do material

Apesar de sua importância, o guia é relativamente desconhecido de grande parte dos brasileiros. “Por ser um material extenso, o guia acaba não sendo acessível ao dia a dia da população. Além disso, a praticidade de entrar na internet e escutar um blogueiro de nutrição faz com que seja mais difícil que as pessoas baixem e leiam um material como esse”, diz Elaine Martins.

Na visão de Ana Paula, as pessoas ainda buscam por soluções milagrosas quando o assunto é nutrição. “O guia fala sobre comida de verdade e talvez a comida de verdade não chame tanto a atenção quanto uma capsula mágica ou uma dieta que faz emagrecer em uma semana”.

Ela acredita que a alimentação do brasileiro é mais saudável que em outros países. “Somos um país muito privilegiado, temos uma oferta muito grande de frutas, hortaliças, verduras “, cita.

Contudo, a Cultura Fast Food se tronou muito presente no Brasil nas últimas décadas, o que influencia negativamente na saúde dos brasileiros. “Precisamos pensar no que estamos fazendo e aonde queremos chegar. É uma questão de se colocar em primeiro lugar”, ressalta Ana Paula em relação a saúde alimentar do brasileiro.

Veja algumas dicas baseadas no Guia Alimentar Brasileiro:

  • Alimentos naturais: Opte por alimentos em natura ao invés de alimentos industrializados.
  • Preparo dos alimentos: Troque mais vezes o comer fora pelo cozinhar para si mesmo. Dessa forma, você saberá quais ingredientes estão sendo usados em sua refeição.
  • Gorduras saturadas: Reduza o consumo de gorduras saturadas em suas refeições. Elas podem promover o aumento dos níveis de colesterol “ruim” e o ganho de peso.

Elaine Martins e Ana Paula Garcia foram as convidadas do programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio Uninter nesta última terça-feira (09). Apresentado pela jornalista Barbara Carvalho, o programa abordou a importância do Guia Alimentar Brasileiro para a criação de uma educação alimentar.

Assista ao programa Saúde em Foco pelo canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *