2ª Semana de Enfermagem discute práticas da profissão

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

As escolas superiores de Saúde Única (ESSU) e de Formação Técnica e Profissional (Unintertech) da Uninter realizaram a 2ª Semana de Enfermagem entre os dias 10 e 11 de maio. O evento celebrou Dia do Enfermeiro (12 de maio) e do Técnico de Enfermagem (20 de maio), com a presença de professores e profissionais da área.

Com o tema Cuidado de enfermagem: um olhar para a integralidade do sujeito, as palestras ressaltaram a função do enfermeiro e suas atuações em diferentes espaços da sociedade. A abertura da semana ocorreu no campus Garcez, em Curitiba (PR), com a presença de alunos dos cursos de bacharelado e técnico em Enfermagem da instituição. Ambos os dias do evento foram também transmitidos ao vivo pelo YouTube.

“[É uma] Grande oportunidade de conhecer um pouco mais do que se refere às questões do cuidado ao ser humano versando por essa integralidade do próprio sujeito. Isso é construído por vocês alunos, pelos professores do curso, que são enfermeiros, e todos os nossos palestrantes que vocês terão ao longo dessa semana”, disse ao público presente o diretor da ESSU, Cristiano Caveião.

A professora e coordenadora do bacharelado da Uninter, Deisi Benedet, explicou a escolha pelo tema desta edição. A integralidade do paciente diz respeito a fatores para além de suas enfermidades, exigindo atendimentos humanizados e especializados a cada sujeito. “Ele [paciente] não é apenas uma ferida que vamos tratar. Não é apenas um procedimento que vamos realizar. Ele é um todo, e precisamos ter esse olhar para a integralidade desse sujeito”, declarou.

Enfermagem ontem, hoje e amanhã

Todo ser, bem como as práticas e o conhecimento que produz, é fruto das experiências pelas quais passou. Culturas, crenças e valores são formadas a partir dessas assimilações. Com a enfermagem não é diferente.

Enquanto ciência e profissão, a enfermagem desenvolveu visões que definem a avaliação e abordagem aos pacientes. A atuação profissional ainda é marcada pela desvalorização dos propósitos e membros da enfermagem. A subordinação de seus trabalhadores, especialmente mulheres, que correspondem a 85% da classe no Brasil, segundo pesquisas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

“A perspectiva da enfermagem é definida pela história da profissão, pelo contexto social e político nos quais o cuidado de enfermagem se encontra e pelo esforço que as instituições de ensino e os profissionais da prática realizam para o desenvolvimento do conhecimento”, ressaltou a doutora em Enfermagem Marilene Wall.

Mãe da enfermagem moderna, Florence Nightingale notou durante a Guerra da Crimeia (1853-1856) que os soldados feridos morriam por estarem alojados em más condições de higiene. Era o primeiro passo de entender a enfermagem como uma atividade prática que deve ser fundamentada também na teoria. Na época, a enfermeira já usava suporte epidemiológico para a prevenção de infecções.

O cuidado é um hábito que precisa ser adotado em todas as esferas da vida de enfermeiros, não só na profissional. “Ele [cuidado] tem que ser nutrido, tem que ser desenvolvido e precisa ser atualizado”, afirma Marilene enquanto apresenta os processos de evolução da enfermagem.

O avanço da ciência garante novas descobertas e contribuição para processos tecnológicos, beneficiando, entre outras áreas, a enfermagem. No entanto, a essência do cuidado humano sempre será necessário, segundo a pesquisadora.

“O cuidado para o futuro, a meu ver, ainda será realizado conforme as recomendações de Florence Nightingale: com ciência e com arte, ou seja, com sensibilidade, criatividade, imaginação e habilidade, sempre embasada em ciência. Uma coisa é certa: a enfermagem nasceu moderna e permanece como uma profissão do futuro”, ressalta.

A noite de apresentações ainda contou com falas coordenadora de aulas práticas de campo e estágios do bacharelado, Louise Scussiato, e perguntas e respostas entre alunos e professores. Na sequência, palestras dos enfermeiros Gisele Basso, Elizabeth Souza da Cunha e Marcos Vinícius da Rocha e sorteio de brindes aos alunos presentes no auditório.

O evento pode ser conferido na íntegra neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *