Pombal promove capacitação gratuita para mais de 100 professores da educação básica

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

O polo de apoio de educação a distância da Uninter na cidade de Pombal (PB) promoveu no último dia 28 de agosto uma capacitação voltada para professores da Educação Básica do Alto Sertão Paraibano. O evento foi gratuito e o objetivo foi apresentar ferramentas educacionais que facilitam o processo de ensino a distância, em meio à pandemia de Covid-19.

A iniciativa, feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da região e com a 13ª Gerência Regional de Ensino, contou com mais de 100 inscrições em apenas 24 horas. A ideia surgiu devido à dificuldade dos professores da Educação Básica de se adequarem ao ensino remoto.

De acordo com o gestor do polo e organizador do evento, Darleandro Almeida Santana, os professores iniciaram o ensino à distância no mês de junho, porém não receberam apoio para ministrar aulas nessa modalidade. “A gente percebeu que os professores não tinham convívio com as ferramentas tecnológicas. A pandemia começou o processo de distanciamento desde o dia 17 de março, mas as aulas remotas iniciaram na região no mês de junho. Aí os professores da rede municipal não tiveram nenhuma formação e apoio. O interessante é que a maioria dos professores que participaram foram pessoas da terceira idade. Olha só a importância dessa iniciativa”, aponta.

A metodologia de ensino ficou por conta do professor Petrônio Gama. Ele apresentou as possibilidades de uso das ferramentas gratuitas, explicando como criar atividades e murais em plataformas do Google Classroom, do Crosswordlabs, entre outros.

Além disso, também houve acessibilidade. O aluno Normando Araújo, do curso de Educação Especial, se voluntariou na causa. “Um dos professores é surdo e procurou saber se teria intérprete de libras, logo, esse aluno se apresentou para ajudar. Essa proatividade partiu dele mesmo”, afirma Darleandro.

Por fim, o gestor Darleandro destaca que ficou satisfeito com o resultado: “Muita gente se mobilizou para ajudar e muitos docentes se inscreveram. Ficamos felizes de contribuir com essa capacitação e dizer que estamos juntos nesse período tão difícil”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *