Polos do Paraná e Santa Catarina realizam a 3ª jornada acadêmica virtual

Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo

Os polos Barracão (PR), Chapecó e São José do Cedro (SC) realizaram a 3ª jornada acadêmica virtual da Uninter. Um momento enriquecido por alunos e professores da instituição que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro de 2022.

Devido às adaptações e distanciamento social decorrentes da pandemia da Covid-19, o evento aconteceu remotamente. Esta modificação foi bastante positiva segundo a apresentadora e professora Andréia Demossi Perin, pois um dos objetivos é alcançar os demais polos e também egressos que fazem parte desta grande rede educacional.

No primeiro dia, o encontro iniciou com o tema “O metaverso chegou, e agora?”. Como convidados, a jornada acadêmica recebeu o professor da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) Armando Kolbe Júnior e também pelo professor Especialista em Marcas e Posicionamento Estratégico Leonardo Santander.

O especialista falou sobre as inovações do metaverso e sobre como a tecnologia trabalha para que esta mudança continue sendo interessante para o usuário. Como desafio, a tecnologia entra mais uma vez no papel de intensificar a experiência imersão humana, que ultrapassa as barreiras locais, incluindo diversos recursos pessoais que tragam uma interação ainda mais real.

“Enquanto ser humano, a gente sempre gostou e ainda gosta de criar tecnologias que aproximem as pessoas. Antigamente para concretizar um diálogo, cartas eram utilizadas. Estas, demoravam meses para chegar, e muitas vezes não era certo de que aquela pessoa ainda morava naquele lugar. O cenário era bem complexo para criar envolvimento. Os meios de comunicação são muito mais ágeis graças às novas tecnologias atreladas ao mundo da comunicação. Hoje, para realizar uma reunião, por exemplo, não é necessário que todas as pessoas estejam no mesmo lugar. O cenário que estamos falando sobre meta-verso vem exatamente para melhorar os cenários imersivos,” afirma Leonardo.

Já no dia seguinte, o médico psiquiatra Cícero José Bezerra Lima trabalhou o tema “A loucura nossa de cada dia”, falando sobre como a ansiedade impacta nossa vida social e profissional, prejudicando também questões políticas e econômicas.

“Muitas vezes, nos deparamos com um grande paradoxo na cabeça das pessoas. As exigências que nós mesmos e que o meio impõe nos sujeita a esta situação e isto perpassa a nossa capacidade de entendimento e de viver o dia a dia”, afirma o médico.

Para o professor e psicólogo Cassio Azevedo, “de certa forma temos tanta informação a respeito de saúde e otimização de vida. No entanto, temos em paralelo a isso o mal-estar que nos acompanha. Parece que estamos o tempo todo querendo eliminar a ‘falta’ para sermos completos”.

Ao final desta jornada, os profissionais incentivam a busca de ajuda profissional para lidar com situações de vulnerabilidade ocasionadas pelo consumo da tecnologia e também pelo perfil idealizado de uma vida perfeita. “Nós somos tão humanos quanto vocês, não tenham vergonha em pedir ajuda,” afirma o psiquiatra.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *