Polo Uninter Juiz de Fora promove debate ao vivo sobre moda agênero

Autor: Rafael Rodrigues

Trazendo conteúdo para todas as áreas de estudos, para estudantes e comunidade em geral, o polo Uninter de Juiz de Fora (MG) recebe nesta quinta-feira, 29.abr.2021, às 11h, o stylist e produtor de moda Francisco Silva para uma conversa ao vivo no programa A Hora é Agora. O programa, transmitido na web, é produzido em parceria com o Canal 10 Web TV e apresentado pelo jornalista Rafael Rodrigues e pela gestora dos polos das regiões centro e norte da cidade, Maria Dornellas. O tema da conversa vai ser a moda “agênero”, ou seja, aquela em que as peças não são produzidas separadamente para homens ou mulheres, mas sim para qualquer pessoa, independentemente do gênero.

A conversa vai abordar o empreendedorismo no mercado de produção, costura, demanda, criação e distribuição na moda, assim como os desafios do mercado. Haverá um chat para os alunos deixarem suas dúvidas, que serão respondidas ao vivo pelo profissional. “Eu comecei a me interessar pela moda quando entrei para o grupo Remiwl. Minhas inspirações eram muito meus professores, que eram tão estilosos, porém, não sabia onde na moda eu iria me encaixar. Com muita pesquisa eu me encontrei demais na produção de moda e como stylist. Dentro dessa profissão tem tudo o que eu amo fazer, aprender  e estudar (fotografia, maquiagem, figurino, cenário, cabelo etc.)”, conta Francisco.

Maria Dornellas destaca que a importância desse debate é mostrar que a moda está ligada a várias funções, para as quais é necessário ter conhecimento. “Na verdade, todas as peças deveriam ser agênero, afinal, é uma opção. As pessoas precisam ter liberdade para se expressar, escolher o que querem vestir. E é essencial que todos respeitem a forma como o indivíduo quer se apresentar. É importante que esse debate seja realizado, não apenas para alunos que têm afinidade com a área da moda, mas para mostrar que esse segmento tem ligações com vários outros cursos, como comunicação, administração e marketing, onde todos são pilares necessários para esse empreendimento dar certo. Eu fico feliz de fazer parte e levar conhecimento para todos”, comenta. Maria lembra que a Uninter também oferece o curso Tecnólogo em Design de Moda.

Dono da sua própria marca, a BURT, Francisco aponta a moda como espaço de empoderamento e posicionamento diante da sociedade. “Eu acho legal ter esse espaço para falar sobre moda e a questão agênero no geral, pois sempre pensei que roupas não têm gênero e você usa o que você gosta, independente de ser roupa feminina ou masculina”, afirma.

Toda quinta-feira, o programa “A Hora é Agora” apresenta um profissional para relatar seu trabalho, projetos, carreira e como está transformando seu trabalho neste tempo de quarentena. O programa é exibido às 11h no Canal 10 WebTV e disponibilizado em seguida nas mídias sociais.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rafael Rodrigues
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “Polo Uninter Juiz de Fora promove debate ao vivo sobre moda agênero

  1. Acompanhando o trabalho desse artista e profissional impecável é difícil não se render as influências que trás os trabalhos do mesmo. É sempre muito importante trazer debates como estes e explicações simples sobre coisas relevantes, que para uma sociedade fechada como a nossa, são de suma importância. Matéria INCRÍVEL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *