Day Use se torna alternativa de hospedagem para o ramo hoteleiro

Autor: Ananda Oliveira - Estagiária de Jornalismo

Em tempos de pandemia, o turismo vem sendo uma das áreas mais prejudicadas, em vista das restrições a viagens e aglomerações. Pensando em alternativas para se manter em funcionamento, o setor hoteleiro tem investido em uma nova modalidade de hospedagem, o day use, que une o conforto e a infraestrutura dos hotéis às necessidades dos clientes.

Esse foi o tema abordado no último dia 15 de abril no programa Rota – Serviços e Viagens, dos cursos de Gestão de Turismo e Gestão Empreendedora de Serviços na Rádio Uninter. As professoras e apresentadoras Flávia Fernandes e Karen Sturzenegger receberam a professora Adriana Czajkowski para uma conversa sobre essa modalidade de hospedagem.

O termo day use, oriundo do inglês, significa “uso por um dia”. Nada mais é do que o hóspede aproveitar os serviços e a comodidade dos hotéis sem a necessidade de dormir no lugar. A modalidade surgiu nos hotéis que se localizavam próximos aos aeroportos, rodoviárias e estações de trem. Os hóspedes queriam somente descansar entre um voo e outro ou se arrumar para algum compromisso, mas não queriam pagar o preço total de uma diária. Outros hotéis começaram a se reinventar e oferecer esse tipo de hospedagem.

Adriana esclarece que “não podemos definir o day use como uma meia diária, o day use é uma utilização parcial de uma diária, e precisa ficar muito claro para o turista o que aquele meio de hospedagem considera como day use”.

Hoje, os serviços incluídos nesse formato aumentaram bastante e a variedade dos pacotes é enorme. As opções vão desde café da manhã, spa, restaurante, massagem, acesso às piscinas, sala de jogos, até a disponibilidade de espaço para reuniões de negócios. É uma grande oportunidade de aproveitar os serviços ofertados pelos hotéis com uma tarifa reduzida.

A busca por esse tipo de serviço tem crescido bastante, principalmente durante a pandemia. Muitas pessoas, cansadas de ficar em casa, estão optando por sair um pouco da rotina, fazer algo diferente e se divertir com a família, com segurança. “O lazer é muito necessário, evita o estresse e faz com que tenhamos melhores relacionamentos com as pessoas, porque a gente equilibra mais aquilo que é necessário para a nossa vida. A gente precisa trabalhar, mas também precisamos cuidar da nossa família, ter tempo para nós e ter tempo para o lazer”, afirma Adriana.

A professora Karen comenta que “muitas vezes os hotéis sinalizam os hóspedes day use através de uma pulseira, e pode ocorrer dos hóspedes usarem serviços que não estão inclusos no pacote e depois terem que pagar à parte”. Por isso, é recomendado fazer um planejamento e se informar bem antes de contratar o serviço para não ocorrer nenhum imprevisto ou mal-entendido durante a estadia. “Consultar com antecedência o que está incluso no pacote, os horários, se há necessidade de reserva, valores, formas de pagamento e até mesmo ter a ajuda de um consultor de viagens ou visitar os sites de reserva para ver como foi a experiência dos hóspedes que já contrataram esse serviço”, completa Adriana.

Para os hoteleiros, a prática é favorável, pois com a baixa temporada é comum os hotéis ficarem mais vazios, porém os gastos com funcionários e manutenção do espaço continuam. “Oferecer o day use é uma possibilidade para aumentar o faturamento, principalmente na baixa temporada, atrair novos clientes e os próprios moradores da cidade”, explica Adriana. Para os profissionais da área, a dica é sempre buscar conhecimento, evoluir e acompanhar as necessidades do mercado. Analisar as avaliações dos hóspedes e tentar resolver os problemas o mais rápido possível é fundamental, pois o hóspede saindo satisfeito, irá indicar o lugar para outras pessoas.

O programa Rota – Serviços e Viagens é organizado pelas professoras de Pós-graduação da área de serviços e negócios e é transmitido todas as quintas-feiras, às 14 horas.

Você pode acompanhar a transmissão na íntegra pelo Youtube e pelo Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ananda Oliveira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *