Polo Uninter em Barracão: exemplo de responsabilidade social universitária

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

O Prêmio de Responsabilidade Social Universitária Uninter (RSU) 2022, promovido pelo Instituto IBGPEX, braço de responsabilidade socioambiental da Uninter, nasceu com um propósito de transformação. O objetivo é fomentar a conscientização acerca da responsabilidade social universitária por meio da realização de ações que promovam a defesa, a propagação de valores e os princípios humanos baseados na democratização do conhecimento, na liberdade do gênero humano, na fraternidade, na moral, na ética, na garantia dos direitos humanos, na democracia e em outros valores universais.

Um dos destaques têm sido as ações do PAP da Uninter em Barracão (PR). A aproximação com a comunidade, por meio de atividades que somam para o aprendizado dos estudantes e para o desenvolvimento da sociedade, é um compromisso que o polo realiza há tempos. O polo fomenta ações de responsabilidade social por meio de cursos, palestras e atividades extras durante todo o ano. Foi assim que a equipe garantiu o 2º lugar no Prêmio RSU 2021/2022.

A gestora do polo, Andréia Demossi Perin, conta que a relação com a Uninter iniciou há cerca de 15 anos, quando ainda era professora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de São José do Cedro (SC) e cursava uma pós-graduação presencial na área de Psicopedagogia no antigo IBPEX, na cidade de Pato Branco (PR).

Foi quando recebeu um convite do gestor da unidade para oferecer alguns cursos de pós-graduação em São José do Cedro. Em 2008, as atividades foram iniciadas e, ao longo do tempo, expandidas para a consolidação do polo catarinense.

Com o número cada vez maior de estudantes das cidades de Barracão e Dionísio Cerqueira (SC), que se deslocavam até São José do Cedro, surgiu a oportunidade da criação de um Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) na cidade de Barracão, em 2016. Dois anos depois, a unidade paranaense se tornou um PAP, oferecendo os cursos de graduação e pós-graduação, com todas as atividades sendo realizadas no local.

Andréia afirma que os colaboradores do polo em Barracão sempre buscam “estar conectados com a comunidade”.

Um exemplo a seguir

Algumas das ações exemplares realizadas pelo polo entraram para o Manual de Boas Práticas, construído pelo IBGPEX e disponibilizado no formato de e-book. A produção apresenta alguns dos projetos colocados em prática pelos polos e escolas superiores inscritos na última edição.

É o caso do Curso de redação para o processo seletivo de ACT, pelo qual o PAP em Barracão realizou um curso preparatório para a prova de redação do processo seletivo de professores admitidos em caráter temporário (ACTs) de Santa Catarina. Com o lema “Redação nota 1000”, as aulas foram aplicadas pela professora de português Lucimara Kist, em três encontros. Participaram do curso 12 profissionais que já atuavam na área de educação, sendo quatro deles estudantes da Uninter.

Assim como o evento Mulheres que inspiram, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que uniu os polos de Barracão, São José do Cedro e Chapecó (SC), e foi transmitido ao vivo pelo Facebook. A gestora Andréia comandou o bate-papo com a promotora de Justiça Mariana Mocelin, a empreendedora Maqueli Schwerz e a pedagoga Diane Pavin, que compartilharam suas histórias.

Os projetos são do eixo 2, de Meio ambiente e educação ambiental, desenvolvimento econômico e social, e do eixo 3, de Ações afirmativas de inclusão e diversidade humana para defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial, respectivamente.

Prêmio RSU 2022

Na edição de 2022, as inscrições para a premiação seguem abertas para polos de apoio presencial (PAP) e escolas superiores da instituição que realizam as ações ao longo de todo este ano.

As ações realizadas e inscritas para o ciclo deste ano também devem estar dentro dos quatro eixos propostos e alinhados com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uninter. São eles:

  • Eixo 1: Memória cultural, produção artística, patrimônio cultural, história afro-brasileira, africana e indígena;
  • Eixo 2: Meio ambiente e educação ambiental, desenvolvimento econômico e social;
  • Eixo 3: Ações afirmativas de inclusão e diversidade humana para defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial;
  • Eixo 4: Ações de estímulo relacionados à difusão das produções acadêmicas: científica, didático pedagógico, tecnológica, artística e cultural – exclusivo para escolas superiores.

Para saber mais sobre a edição 2022, leia aqui. Acesse o site e veja o regulamento para se inscrever por meio deste link. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *