Egresso aproxima Geografia da realidade de estudantes de Horizonte, no Ceará

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

A utilização do livro didático é a base para trabalhar conteúdos em salas de aula durante o período de formação de um estudante. Para abranger o maior número de conteúdos possíveis de determinada matéria, o livro aborda as temáticas de maneira generalista. Apesar de ser imprescindível na vida acadêmica, a falta de profundidade pode fazer com que o estudante não consiga compreender determinados temas ou não identifique o conteúdo de acordo com a realidade a sua volta.

Nesse contexto, pensar alternativas para que o livro paradidático aprofunde temáticas de maneira recreativa e interativa torna-se relevante para tornar o conteúdo mais atrativo ao estudante. Foi nesse sentido que, partindo de observações de seu espaço geográfico, o egresso do curso de Licenciatura em Geografia da Uninter André Facundo produziu o livro “A paisagem de Horizonte/CE: conhecendo as Unidades Fitoecológicas do município”. O escrito surgiu em sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal de Natal (UFRN).

Em seu livro, o professor procura levar atividades, links e glossários para o aluno. “Quando a gente produz um livro paradidático a gente já tem que pensar nisso. De chegar no estudante na melhor forma transposta didaticamente possível, para que ele possa ter aquele conhecimento de forma interativa. Ele não pode olhar para um livro paradidático e ver aquilo como enfadonho. Ele tem que gostar e mergulhar naquela proposta’’, enfatiza Facundo.

Após frequentes reflexões, André notou que nem sempre a paisagem relatada em livros didáticos da educação básica contemplava a paisagem vista pelo estudante em suas cidades. “A gente foi trabalhando essa perspectiva de apresentar que o contexto local não é o mesmo daquilo apresentado nos livros didáticos a que nós, estudantes, temos acesso durante a educação básica’’, diz André.

Essa postura não é uma crítica aos livros disponíveis, mas uma nova perspectiva, que busca apresentar as realidades locais, enquanto os livros tradicionais trabalham em uma escala macrorregional.

Para o professor da área da Geociência da Uninter Otacílio Lopes de Souza da Paz, a pesquisa realizada por Facundo vai da área da Geografia para um importante papel na sociedade como um todo. “A pesquisa do professor também tem um profundo caráter de extensão universitária, visto que um dos resultados foi a elaboração de um livro paradidático que pode ser muito bem aproveitado como material de apoio pelas escolas do município de Horizonte (CE). Assim, fica também evidente o papel transformador da realidade local que esse egresso Uninter tem em seu município’’.

O orgulho de professores

A carreira do egresso, e agora mestre, está no início e já é motivo de orgulho para professores e colegas de profissão. “Nós precisamos de uma educação de qualidade e de professores que sejam nossa fonte de inspiração’’, relata a professora da Uninter Renata Garbossa.

‘’É gratificante acompanhar o desenvolvimento do aluno e todo seu esforço para continuar os estudos. Lembro que na sua graduação sempre foi um aluno muito participativo, presente nas aulas ao vivo e nas atividades do curso, como a semana da Geografia e de todas as demais atividades desenvolvidas pela área’’, complementa a professora dos cursos de Geociências da Uninter Vera Rocha.

Transmissão

André Facundo participou do webinar “Livro paradidático para o ensino fundamental – a paisagem local como objeto de aprendizagem”, realizado pela Escola Superior de Educação e Negócio (ESSE), que teve como foco foi a dissertação de mestrado de André. O evento foi realizado dia 28 de outubro e transmitido através dos canais do Youtube da Escola Superior de Educação e Geociências.

Durante a transmissão, André também destacou a importância da área acadêmica da instituição. “A ciência está sendo feita, a gente está pesquisando e a Uninter, sim, é um grande espaço para gente poder dar o pontapé inicial na nossa vida acadêmica e profissional’’, declarou, ressaltando também a importância de professores estarem em constante processo de aprendizado. “A Geografia está acontecendo e nós somos esse espaço também. Se dinamizem, estudem, pesquisem. Sejam bons professores, porque é isso que a gente e o Brasil merecem: bons professores’’, finaliza Facundo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *