Polo Florianópolis mobiliza estudantes para o aulão pré-Enem

Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo

A prova do Enem é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois sem ela não é possível conquistar uma vaga em instituições públicas, ou ainda ter acesso às principais linhas de financiamento estudantil. A Uninter, como parte de suas práticas de compromisso social, oferece aulões pré-Enem.

No dia 1° de novembro, foi realizado um aulão no polo Florianópolis Centro (SC), no qual compareceram 40 estudantes, sendo 25 alunos da Associação de Ensino Social Profissionalizante (ESPRO) e 15 alunos do Instituto Estadual de Educação (IEE).

A diretora do polo, Adriana Abreu, fez a divulgação na região central de Florianópolis, convidando os alunos para assistirem ao aulão. Nem todos os participantes iriam fazer o Enem 2019, mas uma primeira experiência como essa já começa a prepará-los para prestar o exame nos próximos anos.

Durante o intervalo da aula, Adriana fez uma apresentação global da Uninter, distribuiu folders, sorteou kits contendo livro, caneta, bloco de notas e squeeze. Além das dúvidas em relação ao Enem, muitos jovens estavam inseguros em relação a qual curso superior escolher. A coordenadora acadêmica Aline Girardi os convidou a fazer um teste vocacional, assim oferecendo aos alunos a oportunidade de avaliar qual é a profissão em que eles tem mais aptidão para trabalhar.

“Acho que foi bem interessante trazer esses jovens pra dentro do polo, para eles conhecerem como é uma rotina universitária, porque eles têm essa curiosidade, muitos deles nunca entraram numa universidade. Eu acho que esse aulão foi a oportunidade de participar de algo diferente, foi motivador para eles. Nesse momento de véspera de prova a gente sentiu eles bem ansiosos,” comenta Girardi.

Os jovens conheceram a estrutura que a Uninter oferece, a metodologia de ensino, e através do atendimento do polo já puderam analisar as possibilidades de como custear o curso superior, pois a instituição trabalha com o programa Universidade para todos (ProUni) além de programas internos de financiamento estudantil com bolsas de até 100%.

“Como polo, a gente vê isso como uma oportunidade de eles conhecerem um pouco da Uninter. Eu entrei na sala e apresentei a instituição. Para nós é importante que os jovens conheçam um pouco da instituição, do nosso polo, o nosso atendimento, e se sintam acolhidos para escolher a nossa instituição”, conclui Adriana.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vítor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Florianópolis Centro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *