ESPORTES

José troca os ringues pelo snowboard e deixa as marcas de campeão na neve

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

O snowboard (surf na neve) surgiu como esporte nos Estados Unidos na década de 1960. Trata-se da única modalidade competitiva na neve que não é praticada com skis, já que usa uma prancha. A modalidade chegou oficialmente ao Brasil em 1995, e dez anos depois surgiu a categoria “para snowboard”, para atletas especiais.

Pode ser um pouco estranho pensar em esportes no gelo num país tropical, mas existem atletas brasileiros participando de competições internacionais, caso do desportista José Valter Correia de Lima, patrocinado pelo polo da Uninter em Canoas (RS).

A relação de José com os esportes vem desde a infância. Aos 13 anos, começou a praticar boxe. Com 18 anos, começou a competir, mas aos 21 sofreu um acidente de moto e perdeu o movimento do braço esquerdo. Apesar disso, ele não largou o esporte, formou-se em Educação Física e hoje dá aulas na rede municipal de Canoas, onde também tem uma academia de boxe.

Em 2018, José participou de um workshop de snowboard para pessoas com deficiência, o que fez com que ele se interessasse pela modalidade, que começou a praticar no mesmo ano. Ele já foi vice-campeão brasileiro na classe banked slalom e em novembro deste ano participou da Copa Europa, na Holanda.

“Quando me acidentei, não pude mais praticar o boxe, e achei no snowboard um esporte em que eu posso estar entre os melhores do mundo. Eu não teria chegado até essa competição sem meus patrocinadores e apoiadores. Sou muito grato”, comenta José.

A diretora do polo, Milla Gules, comenta que conheceu o atleta através de uma parceria com a Secretaria de Educação da cidade de Canoas. “O foco foi apoiar um atleta local, e de alguma forma ajudar quem faz parte da comunidade em que o polo está inserido, unindo o esporte com a educação, além de ser uma oportunidade de divulgar o nome da Uninter em nível nacional e internacional”.

A meta de José agora é começar a Pós-Graduação em Gestão e Marketing no Esporte da Uninter em 2020.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal José Valter Correia de Lima


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *