CULTURA

Polo Edusol provoca alunos da EJA e do cacto se fez poesia

Autor: Beatriz Vasconcelos - Estagiária de Jornalismo

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Esse é um trecho do poema ‘Exaltação de Aninha’, de Cora Coralina, publicado em 1983, mas que serve bem para resumir a missão da Uninter.  No polo de apoio presencial Edusol Catedral, de Curitiba (PR), a coordenadora Claudia Kaplum desenvolveu um projeto interdisciplinar, juntamente com alunas do curso de Pedagogia, com o objetivo de promover o pensamento crítico e imaginativo, além de produzir o contato com uma expressão literária e artística oriunda da cultura brasileira, a literatura de cordel.

Para colocar o projeto em prática foram escolhidos os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), para os quais o desafio lançado era a decoração do espaço onde seria realizada a exposição de poesias, envolvendo ilustrações realizadas com a técnica da xilogravura. Segundo Heloisa Xavier, estudante de Pedagogia da Uninter e participante do projeto, o maior desafio foi fazer com que os estudantes da EJA se sentissem importantes e orgulhosos com a exposição do cordel.

Dentro do curso de Pedagogia existem várias áreas de atuação, como a Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Gestão Escolar e Organização Pedagógica em espaços não escolares. Todas englobam questões ligadas ao ensino, educação e orientação de pessoas em diversos estágios da vida.

De acordo com Heloisa, a importância da licenciatura para a EJA se expressa através do cuidado, paciência e didática com que os profissionais atendem aos alunos, pois a maior parte dos estudantes que optam por essa modalidade de ensino encontram-se inseguros em relação aos estudos. É nesse momento que os profissionais de Pedagogia precisam estar prontos para motivá-los da melhor maneira possível.

Com o intuito de valorizar aspectos da cultura brasileira e aprimorar a formação humana, projetos como esse, elaborado pela coordenadora do polo Edusol, revelam-se essenciais para o desenvolvimento dos alunos. Metodologias ativas, além de possibilitarem o pensamento crítico dos estudantes, também potencializam a criatividade e a aproximação dos educandos.

Claudia Kaplum afirma que para as estudantes da licenciatura essa ação “amplia o conhecimento acadêmico, científico, profissional e cultural”, enriquecendo sua graduação de maneira interdisciplinar e significativa.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Beatriz Vasconcelos - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Edusol


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *