Polo de Tubarão mantém projeto de incentivo à leitura

Autor: Poliana Almeida - Estagiária de Jornalismo

Entre 2015 e 2019, o Brasil contabilizou uma perda de 4,6 milhões de leitores. O brasileiro lê cinco livros por ano, em média. Deste montante, consegue finalizar apenas 2,5 livros. Um dos motivos dessa queda é a baixa procura por pessoas com ensino superior: 82% eram leitores em 2015; em 2019 somaram apenas 68%. É o que apurou a pesquisa Retratos da leitura no Brasil.

Na expectativa de reverter esse cenário, o polo da Uninter em Tubarão (SC) já fomentou algumas iniciativas de incentivo à leitura. Um dos projetos promovidos pela unidade foi o Livros que Alimentam, que durante a pandemia conseguiu acumular uma tonelada de alimentos destinada ao Lar da Menina.

A diretora do polo de Tubarão, Liana Cargnin, repetiu a dose e, recentemente, lançou o projeto “Livros que Semeiam”. A iniciativa contará com o apoio de empresas, instituições do terceiro setor e escolas da região. Em um primeiro momento, acontecerá uma campanha de arrecadação de livros. Na sequência, será montado um espaço de leitura nas instituições parceiras, como forma de incentivar a prática e a troca de livros.

“Com a arrecadação dos livros faremos a implantação de espaços de leitura em instituições parceiras como escolas, ONG’s e empresas privadas”, declara a diretora. Além da arrecadação de obras diversas, o polo também irá doar livros da editora Intersaberes.

Apesar de ser um projeto recente, as conversas com parceiros e as arrecadações andam a todo vapor. E se você quiser saber mais sobre o projeto ou, quem sabe, deixar sua contribuição literária basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Poliana Almeida - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *