Tubarão se alimenta de livros

Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia

Uninter Notícias falou no dia 4.jun.2020 sobre a iniciativa do polo da Uninter em Tubarão (SC) lançada em maio para trocar livros da editora Intersaberes por alimentos não perecíveis a serem doados para o Lar da Menina. A instituição existe há 57 e atende a cerca de 200 crianças na área da educação infantil e assistência social.

Devido à pandemia, suas atividades estão suspensas. Porém, a instituição continua cumprindo sua missão através da entrega de doações a famílias em situação de vulnerabilidade, e somente com esse projeto foi arrecadada meia tonelada de alimentos. Por isso, além das famílias da instituição, pessoas da comunidade também foram beneficiadas.

“Nós tivemos uma primeira etapa em que foi realizado um evento de entrega de alimentos ainda nesse sábado (20.jun) em um bairro próximo chamado Santo Antônio de Pádua, e a segunda etapa ainda vai acontecer no bairro Congonhas”, diz Liana Cargnin, diretora do polo da Uninter em Tubarão (SC).

Como mais uma ação ainda vai acontecer, mais doações serão realizadas, aumentando ainda mais esse número. De acordo com Suellen Beatriz Rousssenq Corrêa que é assistente social do lar, se fossemos contabilizar um item por pessoa, cerca de 500 pessoas contribuíram com a ação, e 462 itens foram arrecadados.

É a primeira vez que essa ação em específico está sendo realizada. Além disso, outras instituições também estão em busca do projeto para serem investidores desses alimentos, e com isso, outras instituições também serão beneficiadas. O objetivo também é ajudar ainda mais entidades.

Darlan Albino, psicólogo que possuí parceria com a instituição, fez um vídeo falando da importância de ações como essa e de ajudar o próximo. Para ele, além de desenvolver um coração solidário nas pessoas, eventos assim também proporcionam desenvolvimento cultural e intelectual.

“A mudança verdadeira e a maior mudança começa a partir de você com pequenos hábitos. Quando você muda um pensamento de alguma forma, você já estava contribuindo para um mundo melhor”, diz.

O psicólogo também fala sobre a importância de olharmos para as nossas necessidades pessoais, pois muitas vezes não nos colocamos como prioridade em nossas próprias vidas. Ele também fala da importância de mudarmos o nosso olhar com relação à nossa família, história e com aqueles que convivemos.

“Quando nós conseguimos estabelecer um laço mais harmônico com a nossa família, passamos a viver melhor. É por isso que através de um gesto como esse de solidariedade, nós somos convidados também a mudar a nossa casa, olhar para o lado, para nossa rua, comunidade, e por que não o mundo?”, afirma.

Para assistir na íntegra, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *