Polo de São Jose do Cedro é palco de atividade sobre educação especial

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

O polo da Uninter em São José do Cedro (SC) recebeu profissionais da educação especial de toda a região oeste do Estado para a palestra “Avaliação e Intervenção em Educação Especial – Uma realidade em discussão”, realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Ministrada pelo professor Bruno Luís Simão, da Escola Superior de Educação da Uninter, a palestra contou com atividades em grupo que visavam pensar na prática inclusiva em sala de aula para educação de jovens e adultos em condições especiais.

Ao todo, cerca de 150 profissionais participaram da atividade de formação.  São professores e técnicos das APAEs, escolas voltada para a Educação Especial, da região oeste de Santa Catarina que atuam diretamente com pessoas com deficiência e precisam de formação específica na área.

Bruno Luís Simão explica que os currículos de escolas inclusivas são caracterizados por sua habilidade de incorporar conteúdo que promovam o desenvolvimento de habilidade sociais, além do conteúdo acadêmico. Na visão do profissional, a dinâmica de uma escola inclusiva requer a constante promoção dessas habilidades

“A preparação dos professores deve almejar um conhecimento especializado sobre as necessidades específicas de determinados alunos. Também deve visar aumentar as habilidades dos professores de aplicar instrumentos e técnicas que auxiliem na melhora dos aspectos educacionais e sociais dos alunos”, aponta.

Segundo ele, a prática inclusiva em sala de aula objetiva promover a formação de relacionamentos, de um ambiente afetuoso e atencioso. Promove ainda igualdade, a possibilidade de apoio permanente e grandes expectativas no nível cognitivo, social e emocional.

A gestora do polo Andreia Perin destaca o sucesso do evento e das iniciativas da instituição para promover a inclusão. “Esse tipo de evento promovido pelos Polos em parceria com a área acadêmica é muito importante para nós. Traz muita credibilidade à instituição e mostra o nosso potencial acadêmico”.

A inclusão é uma das pautas da Uninter, que busca angariar cada vez mais pessoas com alguma condição especial para dentro do universo acadêmico por meio dos cursos de graduação e pós-graduação, além de cursos tecnólogos.

“É preciso unificar o trabalho e não o fragmentar em pequenos atendimentos. Isso significa mais discussões, mais trocas de informação, um relatório que atenda às necessidades de toda a equipe, e não apenas de um grupo de profissionais”, ressalta Bruno.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *