Educação superior e validação de diploma nos EUA

Autor: Do Brazilian Times

A educação tem um papel fundamental para a conquista de bons empregos, seja qual for o seu país de moradia. A condição de imigrante não deve se tornar um empecilho para essa conquista. Seja em busca de melhores condições de vida ou mais oportunidades de trabalho, cada vez mais brasileiros tomam a decisão de viver fora do Brasil, e a população brasileira no exterior segue aumentando.  Mas uma coisa não muda, indivíduos graduados com os conhecimentos e habilidades certos não só encontram mais oportunidades de trabalho, como têm a capacidade de exigir salários mais altos, pois estão equipados para fazer contribuições significativas para a receita e crescimento das empresas para as quais trabalham.

A presença de instituições de ensino superior, como a Uninter nos Estados Unidos, oferece aos brasileiros a flexibilidade de estudar onde e quando quiser, com aulas 100% online e em português. Possivelmente um dos maiores benefícios de obter um diploma universitário emitido por uma instituição brasileira é a possibilidade de exercer a profissão tanto no país estrangeiro quanto no Brasil, para aqueles que planejam voltar para sua terra natal.

Isso porque existe sim uma oportunidade acessível para validar nos Estados Unidos, dependendo do curso selecionado, um diploma universitário reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação do Brasil). É uma pequena jornada que com certeza vale a pena explorar.

Como posso validar meu diploma brasileiro nos EUA?

Primeiro, é bom ressaltar que não há uma única autoridade no país para o reconhecimento de graus estrangeiros e outras qualificações. Acordos internacionais e a prática no sistema educacional e no mercado de trabalho dos EUA reconhecem a existência de três autoridades competentes para questões de reconhecimento, segundo informações divulgadas pelo Departamento de Educação dos EUA. A escola ou instituição de ensino superior, para estudantes que buscam estudar nos Estados Unidos; o empregador contratante; e conselhos estaduais ou territoriais de licenciamento, para indivíduos que buscam exercer profissões regulamentadas em uma jurisdição dos Estados Unidos.

A maioria dessas autoridades competentes depende de recomendações de comparabilidade de especialistas preparadas por serviços de avaliação de credenciais. As avaliações de credenciais variam de custo dependendo da complexidade da análise e da quantidade de documentação disponível, e geralmente são pagas pelo indivíduo ou ocasionalmente por um empregador.

Quais são os benefícios de estudar na Uninter?

  • Ensino a Distância – o aluno escolhe a hora em que vai estudar e tem acesso à mesma qualidade de ensino oferecida pelo sistema presencial;
  • Idioma – estudar no seu idioma nativo garante uma total compreensão dos temas de estudo abordados durante o curso;
  • Custo x Benefício – os valores dos mais de 200 cursos oferecidos pela UNINTER são competitivos e bem mais acessíveis se comparados aos custos de um curso em uma universidade nos Estados Unidos. Com isso, o aluno tem mais chance de investir na validação nos EUA, após receber seu diploma de graduação ou pós-graduação pela Uninter.
  • MEC – o seu diploma é validado pelo Ministério da Educação do Brasil, o que significa que você pode trabalhar para qualquer empresa brasileira sem ter que passar pelo processo inverso, ou seja aqueles que se formaram nos EUA e agora querem trabalhar no Brasil.

Há inúmeras instituições privadas que oferecem avaliação de equivalência por meio de serviços de avaliação de credenciais. A NACES (Associação Nacional de Serviços de Avaliação de Credenciais, naces.org), por exemplo, oferece uma lista de instituições que podem ajudá-lo. Outra opção de consulta seria a AICE (Associação de Avaliadores de Credenciais Internacionais, aice-eval.org) cujos membros também são reconhecidos pelo Departamento de Educação dos EUA. Pesquise e escolha a empresa de avaliação que mais lhe pareça confiável.

Com seu diploma de graduação e/ou pós-graduação da Uninter validado nos Estados Unidos, você estará pronto para competir no mercado de trabalho.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Do Brazilian Times
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *