Polo de Afuá é exemplo de democratização do ensino superior

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Famosa por suas estruturas em palafita e suas vias públicas arborizadas, a cidade de Afuá, localizada na Ilha de Marajó (PA), tem quase 40 mil habitantes. O município possui características ribeirinhas e cerca de 40% dos moradores não moram no centro da cidade.

“Afuá é uma cidade diferente de tudo que já tinha visto”, afirmou o consultor comercial da Uninter, Douglas Sacramento. Ele e o consultor Fábio Costa estão à frente da consultoria comercial da Uninter nos estados do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí. Juntos, foram encarregados de traçar novas estratégias para o polo da cidade paraense.

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, os consultores comerciais realizaram uma visita ao polo da instituição no município, que é gerido por Marlene da Silva Brito. “Viemos para cá para conhecer a realidade do polo e levar estratégias para captação de alunos”, diz.

Os consultores destacam as contribuições que o polo de Afuá já trouxe, tanto para o centro universitário quanto para os estudantes. “A Uninter democratizou a educação quando chegou lá, principalmente ao alcançar pessoas que nunca tiveram a possibilidade de ter acesso à educação superior”, diz Douglas.

No processo de criação de estratégias para o polo, os colaboradores analisaram dados referentes ao período antes, durante e depois da pandemia para trazer mais alunos para a instituição.

A preocupação se deve à dificuldade de acesso ao município, que fica às margens do Rio Amazonas e só pode ser acessada de barco. Além disso, não é permitida a circulação de carros na ilha (somente bicicletas são autorizadas), tornando o deslocamento ainda mais complexo para quem vem de fora.

No entanto, a receptividade no município faz valer a viagem. “Saímos de lá muito felizes, energia comum de forma diferente”, conclui Douglas sobre a visita a Afuá.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Douglas Sacramento e Fábio Costa/ Rômulo Ferreira (Wikimedia Communs)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *