Concurso Cultural - História de Polo

Polo da Uninter amplia os horizontes para a população de Resende

Autor: Helena de Fátima de Oliveira – Teologia (Resende – RJ)

          “Tudo o que um sonho precisa

para ser realizado é alguém que acredite

que ele possa ser realizado”. (Roberto Shinyashiki)

O plano inicial da escola aberta por Ricardo Paschoalino Junior, em setembro de 2005, em Resende (RJ), era ofertar cursos livres de informática e idiomas. A sede ficava ao lado do Resende Shopping, ponto estratégico da cidade, e contava com atendimento especializado.

Mas dois anos depois, em 2007, surgiria a oportunidade de dar um passo além e passar a oferecer cursos de nível superior em parceria com a Uninter. A instituição, fundada em 1996, começara um forte processo de expansão da oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação na modalidade de educação a distância (EAD), o que a levaria a se tornar líder nacional no segmento. E então aquela pequena escola de cursos técnicos se transformava numa instituição de ensino superior.

Desde então o polo vem expandindo seu alcance, liderado por um gestor com visão e iniciativa, que percebe na modalidade de ensino a distância uma oportunidade única de elevar o nível de formação da comunidade resendense.

Claro que em qualquer empreendimento é preciso enfrentar vários desafios e adversidades. De início, havia certa resistência com a novidade no ensino a distância, e foi preciso superar algumas barreiras, como o preconceito e a desconfiança em relação à modalidade EAD. Também foi preciso pesquisar, definir e promover cursos que atendessem às necessidades e interesses dos resendenses, tendo em vista o mercado de trabalho da cidade. Por fim, a equipe de atendimento precisou aprender a defender o diferencial de qualidade do grupo Uninter, conhecendo bem suas características e transmitindo confiança aos estudantes.

“As dificuldades são como as montanhas. Elas só se

aplainam quando avançamos sobre elas”. (Provérbio japonês)

O polo Uninter Resende atua há 13 anos como a instituição líder na oferta de educação na modalidade EAD da cidade. A Uninter se consolidou como uma marca que tem um diferencial qualitativo, contribuindo na busca de conhecimento, cultura, aprendizagem e pesquisa, promovendo a autopromoção, autorrealização e o aprimoramento dos seus estudantes. Os resultados se refletem no trabalho dos egressos nas indústrias da região, nas escolas, no comércio e até no serviço pastoral das igrejas.

Mais de mil alunos já passaram pela instituição, concluindo seus cursos, e vários desses alunos regressaram para complementar sua formação com uma pós-graduação, ou mesmo iniciar um novo curso de graduação, por conta do crédito e confiança dados ao centro universitário.

Mesmo diante de uma concorrência acirrada na cidade de Resende, como existe hoje com a popularização da EAD em todo território nacional, a Uninter se destaca por uma série de qualidades reconhecidas por seus alunos: marca referência em educação no Brasil, reconhecimento do MEC, suporte e tutoria online feita por pessoal qualificado, qualidade elevada do corpo docente, recursos didático-pedagógicos oferecidos aos estudantes, a não robotização das aulas, calendário previamente definido e que facilita a flexibilização de agenda, o incentivo à pesquisa.

É o que se percebe a partir dos depoimentos de estudantes, que falam com carinho da Uninter Resende em uma pesquisa informal que realizamos pelo WhatsApp:

“Muito me ajudou no meu crescimento profissional.” (Ana Maria)

“Orientação e melhoria significativa na elaboração de minhas aulas.” (Maria Cecília)

“Tem me ajudado a fazer uma reflexão diferenciada da igreja e religião, abrindo janelas da mente, ouvidos, olhar e coração”. (Marlene Maia)

“Me fez crescer como profissional, como ser pensante para saber buscar e traçar novas metas e objetivos.” (Dircilene)

“Profissionais especializados que orientam e acreditam no potencial do aluno.” (Suzilâine)

O gestor do polo, Ricardo Júnior, conclui reafirmando sua missão: “Ofertar cursos na modalidade EAD, que cresce cada vez mais e é hoje reconhecida como certamente merece, primar pela qualidade, dar suporte necessário aos futuros formandos e fortalecer a parceria com o grupo Uninter”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Helena de Fátima de Oliveira – Teologia (Resende – RJ)
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “Polo da Uninter amplia os horizontes para a população de Resende

  1. O pólo da UNINTER/ Resende faz parte da minha história acadêmica. Iniciei minha trajetória em 2008 e realizo diversos cursos na instituição nos dias atuais(2021). São treze anos caminhando lado a lado com essa renomada Instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *