Solidariedade

Polo baiano inclui prevenção do câncer infantil no Outubro Rosa

O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres em todo o mundo. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano são descobertos cerca de 28% de casos novos. Mas engana-se quem pensa que o câncer de mama se dá apenas em mulheres. Embora raro, acontece também nos homens, totalizando cerca de 1% do total de casos.

Mas diante disso, alguns fatores são considerados preventivos à doença como, por exemplo, realizar o autoexame corretamente, controlar o peso corporal para evitar a obesidade, mantendo uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, além da recomendação para que mulheres entre 50 e 69 façam a mamografia a cada dois anos.

A campanha Outubro Rosa foi iniciada em 1997 nos Estados Unidos e hoje é reconhecida internacionalmente por laços rosas e iluminação em monumentos históricos e turísticos. Embora o foco seja a prevenção do câncer de mama, a data tem sido usada para alertar sobre outros tipos de cânceres, a exemplo do que fez o polo de apoio presencial da Uninter de Feira de Santana (BA).

A equipe do polo promoveu no último dia 23 a campanha “Fios de Solidariedade”, em prol de crianças com câncer. Segundo Emerson Silveira, gestor do polo, ação solidária que incentivou voluntários a doarem mechas de cabelo para transformá-las em perucas, teve como beneficiário o Hospital Estadual da Criança.

“O objetivo da ação foi resgatar a autoestima dessas crianças, o que pode ajudar também no tratamento da doença. A ação foi realizada por meio de uma parceria com a cabeleireira Lourdinha Adorno Amorim, que realizou cortes gratuitos no polo”, diz.

Internamente a Uninter distribuiu rosas, canetas e sorteou brindes para 20 colaboradores que testaram seus conhecimentos sobre o tema. Para encerrar o mês, está realizando palestras de prevenção. Aos colaboradores que desejarem participar da ação “Outubro Rosa – Chaveiros da Vida”, deverão confirmar presença pelo e-mail [email protected]. Não deixe de informar seu nome completo, setor e a data em que gostaria de participar da conversa.

Confira a programação:

Campus Garcez (Sala 25)

30/10 – (segunda-feira), das 15h às 16h. Confirme sua presença até as 12h do dia 30/10.

Unidade Araucárias (Churrasqueira)

31/10 – (quarta-feira), das 10h às 11h. Confirme sua presença até as 9h do dia 31/10.

Unidade Treze de Maio (Sala Térreo 1)

31/10 – (terça-feira), das 15h às 16h. Confirme sua presença até as 12h do dia 31/10.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Heloisa Alves Ribas - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Polo Feira de Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *