Participação e controle social mantêm a democracia

Autor: Karla Marcolin - estagiária de jornalismo

Entre as décadas de 1960 e 1980, os brasileiros tiveram seu direito à liberdade suprimido com a implantação do Regime Militar. Durante este período, a censura e a violência eram práticas utilizadas contra cidadãos que tentavam se expressar ou tinham ideias contrárias ao governo. A participação social também era difícil de ser concretizada.

A reconquista da liberdade não foi nada fácil. A sociedade civil teve significativo envolvimento na implantação do Estado Democrático de Direito e na luta pela descentralização do poder entre 1985 e 1988. À medida que a democracia se consolida, são gerados mais espaços de participação e de representatividade.

O artigo Participação e controle social: elementos para pensar a conjuntura revela que a participação da população nas decisões políticas pode contribuir para a diminuição das desigualdades e para o fortalecimento da sociedade civil. O trabalho é de autoria de Tayná Schnepper Barche, Danuta Estrufika Contoia Luiz e Alessandra Andri Pagliari da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e foi publicado no Caderno Humanidades em Perspectivas, um dos oito cadernos acadêmicos da Uninter.

O fortalecimento da sociedade civil e a diminuição das desigualdades são resultados da participação dos cidadãos na tomada de decisões políticas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Karla Marcolin - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *