Parceria entre Cisco e Escola Politécnica oferece maratona de programação

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

Programming Software Code Application Technology Concept

A programação tem se tornado cada vez mais essencial nos dias atuais, já que o funcionamento de qualquer dispositivo tecnológico necessita de linguagens de programação. Por isso, é importante que profissionais da tecnologia saibam programar. Pensando nisso, a Escola Politécnica da Uninter firmou parceria com a Cisco, líder mundial em TI e rede de computadores, para disseminar o conhecimento da linguagem Python.

Chamada de Maratona Python, a iniciativa dá direito aos alunos da Uninter a cursarem dois módulos gratuitos na plataforma da Cisco, com tradução em português e carga horária de 80 horas. O primeiro módulo, de nível básico, é destinado a quem quer começar a trabalhar com Python. O segundo módulo é de nível intermediário. A maratona já começou, mas ainda dá tempo de se inscrever no site da Cisco, neste link. O curso ficará disponível até dia 28/12/2021.

O Python é uma das linguagens mais utilizadas no mundo, além de ser uma das mais fáceis de se aprender. Por possuir uma sintaxe relativamente simples, é utilizada por profissionais que não necessariamente são programadores, como engenheiros, biólogos, físicos, matemáticos e cientistas de dados. Com essa linguagem, é possível automatizar tarefas, desenvolver sites e aplicativos, realizar aplicações em big data, machine leaning e inteligência artificial.

“Ao observar as vagas de emprego na área de desenvolvimento e principalmente na área de engenharia, procuram pessoas que saibam Python.  É uma linguagem muito interessante para quem não conhece programação ou para quem já está no mercado e quer se atualizar. É especial porque é muito boa para quem não conhece nada de programação. Se você quer aprender a programar, o Python é uma linguagem agradável, pois no código não há nada de muito complexo”, explica o professor Charles Way Hung Fung.

Certificação Cisco e desconto da Uninter

Ao concluir os módulos, o aluno Uninter pode optar por fazer avaliações para ganhar a Certificação Cisco, mediante pagamento das taxas. O módulo básico, chamado de PCEP – Certified Entry – Level Python Programmer Certification, tem um custo de 59 dólares. E o módulo intermediário, PCAP – Certified Associate in Python Programming, custa 259 dólares.

A Uninter vai sortear 20 vouchers de 100% de desconto para os alunos que concluírem o primeiro módulo PCEP.  É necessário preencher um formulário na plataforma Cisco para participar. E quem terminar o primeiro e o segundo módulo, concorre a um voucher de 50% no módulo PCAP.

“A certificação Cisco – CCNA (Cisco Certified Netwok Associate) é um dos certificados informáticos mais populares no mercado. É especialmente bem recebido pelos empregadores no Brasil e no exterior. O certificado confirma conhecimentos técnicos especializados e competências práticas na instalação, configuração e gestão de redes TIC de média dimensão. O documento é reconhecido em todo o mundo. O certificado de base para cada operador rede. Altamente recomendado para todas as pessoas ligas à indústria da TI”, afirma o professor Juliano de Mello Pedroso.

Importante frisar que não é obrigatório realizar o primeiro módulo para cursar o segundo, de nível intermediário. Os alunos que já têm familiaridade com a linguagem Python podem iniciar direto o módulo PCAP. Além disso, para receber as certificações o estudante deve tirar a nota mínima de 70 pontos. É recomendado que os alunos se dediquem de 7 a 10 horas por semana, dependendo do grau de conhecimento em Python.

Aulas de reforço ao vivo

Para auxiliar na maratona, a Escola Politécnica vem realizando aulas ao vivo, em seu canal oficial no YouTube, sempre às 19h. Até o momento, já foram realizadas duas aulas: uma para explicar o que é a maratona, no dia 22/10; e outra de introdução ao Python, no dia 05/11. O cronograma de aulas vai até dia 03/12. Todo conteúdo fica gravado e disponível para ser reassistido. Vale ressaltar que dentro da plataforma da Cisco, os professores da Uninter ficam disponíveis para tirar dúvidas. Basta mandar uma tutoria no site.

Confira o cronograma de lives

19/11: Estruturas de Programação (PE1, módulo 3)

26/11: Estrutura de Dados (PE1, módulo 4)

03/12: Programação Orientada a Objetos (PE2)

Google DSC Uninter cria grupo de estudos para a maratona

Além de todo o auxílio dos tutores na plataforma da Cisco, o Google Developer Student Clubs (GDSC) da Uninter montou um grupo de estudos para auxiliar os alunos participantes da maratona. Segundo André Lopes, aluno de Engenharia de Software, e líder do GDSC Uninter, o objetivo do grupo é criar uma comunidade de estudos e fazer networking.

“Vendo o potencial dessa maratona e do Python, resolvemos organizar um workspace no Slack para tirar dúvidas, tudo separado por tópicos. Criamos um ambiente muito legal de estudos onde os alunos se ajudam”, afirma.

Você pode acessar o grupo do GDSC aqui.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a Maratona Python, você pode acessar a Aula Inaugural, realizada no dia 22/10, aqui. Todas as aulas da maratona ficam disponível para livre acesso, no canal da Escola Politécnica, no YouTube.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Rawpixel


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *