Colaboradores da Uninter se mobilizam em campanha solidária de Natal para crianças

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Com a campanha Doce Natal, há 12 anos o Instituto IBGPEX de Responsabilidade Socioambiental surpreende e faz a diferença na vida de muitas crianças. Isso só é possível graças ao apoio e união de todos os colaboradores da Uninter, que juntos realizam doações destinadas a crianças e adolescentes de instituições sociais, centros de convivência e acolhimentos institucional. Ou seja, jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Este ano, o tema Natal da gratidão: a sua oportunidade de doar, dá um novo significado aos presentes doados. Após dois anos de dificuldade, em meio a uma pandemia, é a chance de praticar a empatia e a solidariedade como forma de agradecimento pela oportunidade de estar vivo e poder reconhecer as coisas que realmente importam na vida.

“É uma benção poder estar no lugar de doar e não no lugar de poder receber”, salienta a gerente de projetos sociais do Instituto, Rosemary Suzuki. “Essa virada de chave de olhar para si e imaginar como poderei ser grato por tudo o que passei e estar aqui e vivo. Como vou manifestar a minha gratidão? Transbordando solidariedade e doando para as outras pessoas”.

“Ano a ano, a empresa nos emociona com seus gestos de solidariedade e amor ao próximo. Desde que me tornei colaboradora aprendo muito a ser grata e amar ao próximo. Este ano tenho o privilégio de participar não somente com doações, mas nos ‘bastidores’ de todo esse espetáculo”, diz Letícia Lizandra de Caldas, assistente de operações acadêmicas da Uninter e voluntária da ação.

Um simples gesto é capaz de transformar a realidade dos pequenos, e essa cooperação se inicia já no planejamento da ação. Em 2021, foi formado o primeiro comitê composto por profissionais de diversos setores da Uninter e do IBGPEX, tendo em vista um maior envolvimento nas discussões e na organização.

Nesta edição, serão seis as entidades beneficiadas. Todas as escolhidas são assessoradas pelo IBGPEX ao longo do ano e há uma preferência por aquelas que não recebem nenhum tipo de apoio do município. São elas o Acampamento Cigano, a Aldeia Indígena, o Centro de Educação Infantil Miriam, o Centro de Educação Betânia, o Lar Dona Nenê e o Lar Herminia Scheleder (LHS).

Os colaboradores têm três formas de contribuir com a campanha. Primeiro, no papel de anjos. Neste caso, voluntários espalhados por diversas sedes e setores do Grupo Uninter são responsáveis por estimular e tirar dúvidas referentes à ação. Também têm compromisso com atividades que vão desde a distribuição dos nomes das crianças para os colegas até o recebimento dos presentes. Estas pessoas são fundamentais para o sucesso da ação e engajamento dos participantes.

“Quando queremos um mundo melhor, temos que nos dar as mãos e com a união de pouquinho em pouquinho, ver o sorriso no rosto de uma criança. Fazer a diferença fazendo valer a pena cada detalhe. Aquilo que é pouco para muitos, para muitas crianças pode ter certeza que é muito” afirma Jesica Souza, analista de estúdio nos Estúdios Araucária da Uninter.

Para Susan Moritz, gerente administrativa no polo de apoio presencial (PAP) Carlos Gomes, também voluntária, todos devem ser gratos por ter saúde, o amor da família, um bom emprego, amigos para compartilhar bons momentos. “Depois de um período de dois anos onde tantas crianças ficaram órfãs, pais desempregados, incertezas e infelicidades para tantos brasileiros, devemos ser extremamente gratos por termos possibilidade de ofertar um pouco de alegria a estas crianças que necessitam deste momento para novamente ter esperança num futuro melhor e mais feliz”, diz Susan.

Além disso, há a possibilidade se voluntariar para a triagem e empacotamento das doações e para as entregas nas instituições. Nesses dois casos, aqueles que aceitam ou se voluntariam a ser anjos ganham preferência para participar das etapas seguintes.

Um marco nesta edição é a capacitação dos anjos. Os 21 voluntários realizaram a preparação de forma remota, em dois grupos, nos dias 5 e 12 de novembro. Nas duas ocasiões, conheceram o novo projeto e tiveram a oportunidade de acrescentaram novas ideias.

O intuito é incentivar o voluntariado e mostrar aos colaboradores que todos poderão participar, não por obrigação, mas por desejo do coração, tendo o privilégio de praticar um ato de amor. “Foi gratificante ver a adesão dos colaboradores da Uninter”, diz Fernanda Fernandes, assistente social do IBGPEX.

Milena Santos, analista de operações acadêmicas na pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa e extensão da Uninter, participa da campanha desde 2016 e deixa uma mensagem para todos os colaboradores: “Continuem participando da campanha Doce Natal, pois por meio desta atividade podemos ajudar muitas vidas e ter um Natal mais feliz”.

“Para as crianças, que continuem com essa doçura sobre o Natal. Uma data tão especial que comemoramos o nascimento de Jesus, que ele traga sua luz e sua alegria para elas. Que elas aproveitem muito os presentes e que Deus abençoe suas famílias”, complementa a colaboradora.

Tony Jerry Pereira, auxiliar administrativo no departamento de desenvolvimento de pessoas, participa como voluntário pela quarta vez. O profissional acredita que “o mundo precisa muito mais de voluntários engajados plenamente. Precisamos despertar esse ato maravilhoso que o ser humano possui, juntamente com o espírito de Natal”, conclui.

Mais uma novidade são as diferentes possibilidades de doação neste ano. Além dos presentes, os participantes também podem colaborar com doações em dinheiro, via transferência por PIX. A Uninter irá dobrar a quantidade de doações realizadas. Interessados em participar, podem procurar pelo anjo mais próximo para obter mais informações.

Quem preferir, também pode contribuir fazendo sua doação via PIX, com os seguintes dados:

  • Instituto Brasileiro de Graduação, Pós-graduação e Extensão (IBGPEX)
  • Banco Santander
  • PIX:  [email protected]
Estes são os colaboradores anjos:

Agata Schinzel – Administração da Editora Intersaberes

Ana Paula Cortes Alves – Prouni da Uninter

Carla Viviane Prost – Assessoria a direção da Uninter

Carlos Eduardo Garcia – Contencioso trabalhista da Uninter

Eraildes da Silva – Planejamento da Uninter

Gilmara Gemin Cadamuro – Escola de Polos da Uninter

Ilmara Aparecida Theis – Secretaria acadêmica da Uninter

Irving Caleb Ludgero Santos – Logística da Uninter

Jesica Mara de Souza – Estúdios Araucárias da Uninter

Leticia Lizandra Caldas – Escola Superior de Gestão Pública, Jurídica, Política e Segurança da Uninter

Linconl Mendes de Lima – Escola Superior de Educação da Uninter

Manoel Aureo Germano – Central de Notícias Uninter

Maria Luiza Joly Pereira – Sistema Integrado de Bibliotecas da Uninter

Marilice Aparecida Lourenço de Freitas – Atendimento ao docente da Uninter

Milena Silveira dos Santos – Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Uninter

Sonia Regina Rodrigues Braga – Gestão financeira da Uninter

Susan Moritz – Wilson Picler Assessoria

Tory Jerry Pereira – Desenvolvimento de pessoas da Uninter

Walkiria Rissetti Ostrowski Bergonce – Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter

Milena Rutz – Infraestrutura da Uninter

Tawini Ribeiro da Cruz – Logística da Uninter

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo IBGPEX


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *