EDUCAÇÃO

Para não fazer feio na sala de aula

Jovens em busca de estágios sempre se deparam com alguns testes. Produção de textos é uns desses exames. Segundo pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), o mau uso da língua portuguesa é determinante na desclassificação dos candidatos a vagas de estágios. A pesquisa foi feita em 2013 e mostra que 40% dos concorrentes são eliminados por apresentarem resultados negativos em testes de ortografia.

Umas das oficinas da Jornada Acadêmica da Uninter, realizada em fevereiro para os professores da instituição, apresentou uma proposta que pode ajudar esses candidatos. A oficina “Para acertar na língua portuguesa” tratou da ambiguidade desse idioma. O objetivo foi alertar sobre a importância de se produzir textos orais ou escritos de forma coerente, coesa, clara e objetiva. A oficina foi ministrada pela professora Albertina Rossi, que leciona língua portuguesa na Uninter.

A atividade consistiu em mostrar imagens e sentenças escritas de formas a verificar o que os participantes entendem de cada uma das situações colocadas. O objetivo era instigar o público a elaborar outra forma de apresentar as sentenças colocadas de maneira não ambígua. Outra atividade foi explicar os conceitos e tipos de ambiguidade e aplicar textos, questões do Enem e do ENADE para os participantes detectarem as ambiguidades. Em seguida, reformular o texto de modo a deixá-lo não ambíguo.

Certas questões da gramática podem causar alguns problemas, por esse motivo é importante discutir a língua portuguesa para auxiliar as pessoas na forma como falam e escrevem. “O tema é ambiguidade. Se você não tomar cuidado com o que fala pode causar outras interpretações”, alerta professora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *