METODOLOGIAS DE ENSINO

Como reaprender no ensino superior

Uma preocupação dos professores do ensino superior é entender de que forma trabalhar com alunos que possuem dificuldades em aprender devido às adversidades enfrentadas ainda no ensino fundamental e médio. O tema foi tratado na oficina “O PBL aplicado ao Serviço Social” durante a Jornada Acadêmica da Uninter, realizada na segunda semana de fevereiro no Campus Garcez da instituição, em Curitiba.

A oficina buscou promover um debate sobre a metodologia de aprendizagem baseada em problemas, ou Problem Based Learning (PBL). O evento foi conduzido pelas professoras do curso de Serviço Social Adriane Buhrer Baglioli Brun e Clesi Elisa Albiero.

“A grande discussão no grupo de professores é que nosso aluno chega no ensino superior com muitas deficiências, principalmente de interpretação e de escrita, pouca bagagem de leitura e conhecimento cultural. Então, trabalhamos metodologias ativas centradas no papel no aluno como figura principal deste processo. Precisamos ensiná-lo a estudar e aos poucos que ele entenda que o responsável pela sua aprendizagem é o próprio aluno. O professor é um mediador desse conhecimento”, explica Cleci.

Para a professora, esse é um processo demorado, o que pode soar como uma desvantagem do método. Porém, o PBL tem como benefício principal o desenvolvimento do senso crítico nos estudantes, e isso acontece após uma análise do professor sobre a melhor maneira de abordar os conteúdos na sala de aula. “O aluno começa a discutir pesquisa desde que entra na formação em Serviço Social e, conforme avança no curso, esse olhar vai para a realidade concreta na qual ele irá atuar”, diz.

A oficina também foi uma oportunidade de apresentar para outros professores métodos já utilizados desde o início do curso de Serviço Social. Para a professora Adriane, essa é também é uma forma de mostrar que ninguém trabalha isolado na instituição. “Aqui na Uninter os professores trocam muita experiência. O PBL é uma construção que se inicia desde o momento que o aluno ingressa na instituição. O primeiro PBL é rever a sua visão de tudo, o que é o Serviço Social e repensar a sua postura no mundo”, revela a professora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Talita Santos – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Talita Santos - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *