Para ler as múltiplas linguagens do nosso tempo

Autor: Waliston Alves – Estagiário de Jornalismo

Conhecer os meandros da escrita da língua portuguesa é uma das competências esperadas de um egresso do curso de Letras. Mas a formação de qualidade na área vai muito além de decorar regras de ortografia e gramática.

A capacidade de ler o mundo por meio de múltiplas linguagens é um diferencial para profissionais da área. Compreender contextos culturais diversos e saber lidar com a linguagem em seus diferentes usos são fatores essenciais para a compreensão da sociedade atual.

Essa diversidade de linguagens do nosso tempo é contemplada no curso de bacharelado em Letras da Uninter. “É preciso compreender a linguagem como uma prática social, em que aspectos socioculturais, ideológicos e históricos estão presentes e precisam ser conhecidos. Esses fatores contribuem para a formação de um profissional atento aos diferentes gêneros que circulam hoje na nossa sociedade como forma de expressão”, avalia a professora do curso, Maristela Sathler Gripp.

A sólida formação oferecida pelo curso o levou ao reconhecimento com a nota máxima do Ministério da Educação (MEC), durante avaliação realizada entre os dias 16 e 18 de março.

Resultado de uma gestão compartilhada

Para alcançar a nota máxima, a Uninter comprovou os meios disponibilizados para que o processo aconteça de acordo com as exigências do MEC. Entre os fatores considerados na avaliação estiveram o indicador de qualidade do curso, os recursos didático-pedagógicos, o aproveitamento e satisfação dos estudantes, o nível das instalações, a capacidade da infraestrutura física que a instituição possui, entre outros.

Para a coordenadora do bacharelado em Letras, Deisily de Quadros, a gestão compartilhada entre coordenadores, professores e setor administrativo é um grande diferencial para o resultado de excelência do curso. “Juntos, fazemos o curso acontecer. É de uma emoção ímpar termos um trabalho realizado por tantas mãos reconhecido com nota 5 pelo MEC, um trabalho que iniciou lá em 2017”, destaca.

A qualidade da educação a distância (EAD) é alcançada com investimento em recursos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. “Nosso curso tem tecnologia, obras, videoaulas, metodologias, práticas, extensão e nosso corpo docente é um espetáculo”, ressalta.

Dentre os destaques dos recursos utilizados está o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que viabiliza com sucesso a experiência dos estudantes. Por meio do AVA, é possível acessar a biblioteca virtual, participar de seminários e palestras, das aulas ao vivo, tutorias que respondem em até 24 horas, materiais de leituras, entre outros recursos.

Formação completa

O acadêmico Bryan Khelven da Silva Barbosa, que cursa o último período do bacharelado em Letras, comenta ser de grande estímulo estudar em uma instituição de nível superior que põe em evidência todo o esforço e cuidado dos professores e coordenadores em proporcionar uma excelente formação.

Bryan buscava uma instituição que pautasse a investigação científica e atuação editorial em sua formação, sobretudo que possibilitasse a pesquisa linguística e literária para atuar no mundo editorial como revisor.

A escolha do bacharelado EAD na Uninter superou suas expectativas e experiências acadêmicas anteriores. Para ele, o sistema de avaliação com as Atividades Pedagógicas On-Line (APOLs) proporciona a chance de errar e aprender com seus erros, já que se trata de uma metodologia que dá a possibilidade de refazer a avaliação.

“O material base em aulas pré-gravadas bem divididas e o material complementar com os textos das rotas e os livros, bem como as possibilidades de cursos de extensão, pesquisa, monitoria, tutoria e ainda o contato com os professores ao vivo em diversos eventos, fazem do curso algo realmente excepcional, provendo tudo o que alguém precisa para ter sucesso”, comenta Bryan.

As disciplinas ofertadas conseguem reunir desde os conteúdos mais clássicos e universais (como Fundamentos Linguísticos, Práticas do Discurso e Estudos Gramaticais), até aqueles ligados à Literatura (como Estudos Literários e as Relações entre Língua e Literatura), passando por Estudos Contemporâneos (Redação em Mídias Digitais, Comunicação Organizacional, Produção de Material em Língua Portuguesa) e grandes temas da atualidade (como meio ambiente e sustentabilidade, cultura afro-brasileira e indígena, bem como as relações entre educação e mundo do trabalho).

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Waliston Alves – Estagiário de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay/Arquivo Uninter


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *