Bom de matemática, curso gabarita “prova” do MEC

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

É raro, mas não impossível, que algum curso gabarite a “prova” do MEC e alcance notas irreparáveis em todas as métricas analisadas pelos avaliadores do ministério. Num feito invejável, a Uninter conta com cinco cursos gabaritadores: Matemática, Sociologia, Teologia Católica, Gestão em Negócios Digitais e bacharelado em Psicopedagogia.

“O curso de bacharelado em Matemática da Uninter tem caráter inovador, possibilitando ao estudante adquirir conhecimentos específicos matemáticos e aplicá-los para resolver diferentes problemas da sociedade”, explica a coordenadora, Flávia Sucheck. “A grade curricular atende às novas demandas do mercado de trabalho do bacharel e tem caráter interdisciplinar, o que favorece a formação integral do matemático”, completa.

Segundo Sucheck, além da estrutura curricular inovadora e diferenciada, outros dois fatores garantem a excelência do curso: a infraestrutura da instituição e a qualidade do corpo docente. “A soma do rico material humano que temos com a excelente estrutura institucional resulta em ações exitosas de ensino, extensão e pesquisa, itens avaliados com nota máxima pelo MEC”, conclui a coordenadora.

Em seus comentários no relatório final de avaliação do curso, os avaliadores do MEC destacam a excelente estrutura da Uninter para a plena formação de profissionais na EAD. “Nesse sentido, a educação a distância oportuniza a formação de profissionais bacharéis em Matemática em diferentes pontos do país”, afirma um dos indicadores do relatório de qualificação do bacharelado em Matemática.

No caso da Uninter, sua capilaridade em todos os estados brasileiros é articulada de forma a proporcionar ao aluno a melhor aplicação dos conceitos teóricos na prática profissional de determinada região. “As atividades de estágio profissional e estágio [em] diferentes contextos proporcionam a articulação com as necessidades locais e regionais do aluno (polo) permitindo a integração com o mercado de trabalho ou vivência acadêmica”, ressalta o relatório do MEC.

Outro ponto ressaltado pelos avaliadores do ministério é quanto à política de valorização e acompanhamento dos egressos pela instituição, de modo a oferecer continuidade na formação acadêmica e profissional de cada estudante.

“Há uma preocupação para que os egressos do curso de bacharelado em Matemática tenham sido preparados para a carreira de forma que a Matemática seja utilizada em um processo ininterrupto de aprendizagem, tendo em vista o caráter dinâmico da ciência”, destaca o relatório oficial da avaliação. “A IES oportuniza a seus discentes a possibilidade de atuar em ações de pesquisa e/ou extensão, o que colabora com a permanência do discente no curso”.

Para o coordenador do Departamento de Egressos da Uninter, Sidney Lara, a preocupação do centro universitário vai além do período de formação regular do aluno. “Cabe ao departamento dar a esse aluno a estrutura acadêmica e a ajuda necessária para que ele possa desenvolver uma atividade daquilo que aprendeu no seu período acadêmico. Nós vamos dar suporte para ele na qualificação profissional e no encaminhamento para o mercado de trabalho”, explica.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *