Bate-papo sobre YouTube reúne profissionais durante a Semana da Comunicação

A Semana da Comunicação é um nome diferente para o evento acadêmico dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNINTER. Os alunos preparam uma semana com palestras, convidados, bate-papos, oficinas, patrocinadores, prêmios e toda uma identidade visual. Foram três dias de duração e, nesse ano, aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no campus Tiradentes e Garcez, em Curitiba (PR).

No segundo dia da Semana, foi realizada uma roda de conversa a respeito das oportunidades que existem graças ao site de vídeos YouTube, não só como forma de entretenimento, mas também como forma de comunicação profissional.

Luiz Henrique Torrens, um dos organizadores do evento e mediador do bate-papo,  explica que os novos meios de comunicação são importantes para os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. “Nós comunicadores, jornalistas ou publicitários, temos que conhecer os melhores meios para emitir uma mensagem e as relações de recepção que estarão ligadas a eles. Hoje, vemos uma explosão de influência de pessoas que estão em meios alternativos na internet, como o YouTube. Então, é importante reconhecer essa oportunidade de mercado que cresce cada vez mais e entender seus processos”, explica.

Participaram da conversa YouTubers como Cássio Ferreira – do blog Busão Curitiba, Gilberto Bettinelli e Elton Montanarin – fundadores do canal Let’s Go TV e Vinicius Pecine –  editor e diretor da Horn Produções Audiovisuais.

Pecine conta que muitas das oportunidades oferecidas pelos novos meios de comunicação alternativos  estão ligadas à seleção de público. “Agora, com a internet, qualquer um pode gravar tudo com o celular, falar do assunto que quiser, promover e conversar com diversos espectadores. Esse processo de facilidade para a criação faz com que o público possa escolher canais específicos com seus gostos e preferências, sendo uma oportunidade perfeita para anunciantes, por exemplo, que necessitam de determinado nicho para promover seu produto. Tudo isso facilita para o criador de conteúdo, para o anunciante e para o consumidor”,  explica.

De acordo com os participantes, a experiência, tanto prática como teórica, foi usada para discutir temas relacionados à publicidade nos meios digitais, alcance de conteúdo, crescimento e monetização dos canais, nichos de público e toda a relação disso com a comunicação.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *