Começa amanhã a Conferência Memória Política de Curitiba

Alice Gonçalves – Estagiária de Jornalismo

Nos dias 06 e 07 de outubro, irá ocorrer a conferência Memória Política de Curitiba, no auditório da Câmara Municipal. Na ocasião serão discutidos temas da história política de Curitiba e do Paraná. Haverá também apresentações de trabalhos de estudantes e pesquisadores, divididas nos dois dias de evento e enquadrados em duas categorias: Composição do Legislativo (grupo de trabalho 1) e Atividades Legislativas (grupo de trabalho 2).

No primeiro dia, haverá duas conferências: Os estudos sobre a história política do Paraná nos últimos 20 anos, com o professor Ricardo Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Vereadores de Curitiba no século XIX e a dinâmica das eleições municipais, com o professor Alessandro Alves, da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM).

No segundo dia, o professor Fabrício Tomio, da UFPR, e André Ziegman, do Curso de Ciência Política UNINTER, irão ministrar as seguintes palestras: Constitucionalismo estadual e controle abstrato e concentrado de constitucionalidade nos Tribunais de Justiça: efeitos das ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) Estaduais no processo legislativo municipal e estadual; e Independente ou dominado: um balanço da literatura sobre as instituições legislativas brasileiras, respectivamente.

A conferência é promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba, em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Prática em Ciência Política da UNINTER, Departamento de Estudos Sociais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Núcleo de Estudos Paranaenses da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“A ideia do evento é fazer um resgate da memória política de Curitiba e também colocar no centro desse debate a importância da política como atividade humana, visamos apresentar a política enquanto algo positivo e essencial”, explica Audren Azolin, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Prática em Ciência Política (NuPP-Cipol).

Serviço:

Valor: Gratuito – Aberto ao público

Local: Câmera Municipal de Curitiba – Rua Barão do Rio Branco, 720 – Centro

Data/ Horário: 06 e 07 de outubro, das 08h às 18h

Edição: Andressa Rosa

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *