Pandemia leva para a internet o debate sobre políticas públicas

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

Em meados do século 20, nos Estados Unidos, nascia o conceito de políticas públicas como uma área específica de conhecimento e estudo acadêmico. Trata-se de um conjunto de propostas legais e administrativas criadas no intuito de dar respostas a demandas específicas da sociedade.

O tema evoluiu para a ideia de se criar políticas públicas universais e estáveis, que representem marcos na evolução da sociedade. O Brasil também passou a aderir a essas políticas. Dois exemplos práticos do avanço deste campo são a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Como um tema tão relevante não pode ser esquecido na pandemia, os dilemas relacionados às metodologias de avaliação das políticas públicas no Brasil foram debatidos em uma das lives realizadas semanalmente pela página do curso de Ciência Política (CIPOL) da Uninter, em parceria com o curso de Relações Internacionais.

Participaram do bate-papo na última quinta-feira, 21.mai.2020, o professor da Escola de Gestão Pública, Jurídica, Política e Segurança Luiz Domingos Costa e o doutor em ciência política e professor adjunto na Universidade Federal de Goiás (UFG) Robert Bonifácio.

Segundo o professor Luiz Domingos, esse tema é de suma importância. “A avaliação de políticas públicas é uma área interdisciplinar de monitoramento da eficiência das ações governamentais em qualquer nível de governo e serve como um termômetro da qualidade da gestão pública”, explica. A gestão das políticas públicas é essencial em todos os âmbitos governamentais, municipal, estadual e nacional. O mal planejamento ou a má gestão prejudica a oferta de serviços públicos para a população.

Robert observou que a pandemia terá efeitos negativos sobre a gestão das políticas públicas no Brasil, mas pode também ter alguns efeitos positivos. “Podemos tirar poucas consequências positivas dessa pandemia, uma delas seria a oportunidade de profissionalizar a administração pública, acabando com o amadorismo e ampliando a transparência nos governos. Acredito que após tudo passar, a população terá maiores demandas, em relação a planejamento, conhecimento dos dados, quanto é destinado para a educação e saúde pública, retorno, entre outros, levando em consideração a crise econômica que o país enfrenta”.

Ao final da transmissão, o professor Luiz destacou que essas conversas ao vivo têm contribuído para envolver a comunidade dentro e fora da Uninter. “As lives são momentos descontraídos de aprendizado e aplicação dos conteúdos do curso de Ciência Política aos assuntos da conjuntura nacional, e também momentos para a comunidade externa tomar contato com as atividades do Observatório de Conjuntura da Escola, que é um projeto de extensão universitária ligado à Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, organizado para integrar ensino, pesquisa e extensão, com capilaridade nacional e internacional”.

A live está disponível e você pode assistir clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *