Pandemia expõe a péssima qualidade de vida dos brasileiros

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Sabemos que as condições do meio ambiente e do sistema de saúde têm grande impacto sobre nossa qualidade de vida. Além de uma boa estrutura de saúde pública, precisamos que o ar que respiramos, a água que bebemos e os alimentos que consumimos tenham boa qualidade.

Para refletir sobre a relação entre “Meio ambiente, saúde e qualidade de vida”, o coordenador do curso de Gestão Ambiental, Rodrigo Silva, e a coordenadora dos cursos de Gestão Hospitalar e Gestão em Saúde Pública da Uninter, Ivana Maria Saes Busato, promoveram uma palestra online.

Ivana começou a palestra abordando o significado do termo “qualidade de vida”, e como ela depende do cuidado com a saúde do indivíduo. Mesmo que a pessoa conviva com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes ou problemas pulmonares, ela ainda pode buscar uma vida saudável e feliz. “Para ter qualidade de vida, dependemos de muitos fatores, e isso engloba as políticas públicas de meio ambiente e saúde no país”, explica.

A Constituição de 1988 prevê que zelar pelo meio ambiente é uma responsabilidade de todos os cidadãos. Já a saúde pública está na lei como um direito de todos e um dever do Estado. Ivana convidou as pessoas a olharem para saúde pública com outros olhos, especialmente nesse momento em que enfrentamos a pandemia do coronavírus, que coloca o sistema público de saúde sob estresse. Ivana ressaltou que cada cidadão tem a sua parcela de responsabilidade para manter a saúde pública em equilíbrio.

“A pandemia do coronavírus está mostrando que se cada pessoa não respeitar o uso da máscara e mantiver o isolamento social, o sistema público de saúde não vai dar conta da demanda de pacientes infectados pela Covid-19”, explica Ivana. O Estado é o principal agente responsável pela saúde pública, mas os cidadãos não podem esquecer suas responsabilidades diante de suas próprias ações.

Ivana acredita que a pandemia evidenciou a péssima qualidade de vida da população brasileira. E que essa falta de qualidade de vida adequada é resultado da irresponsabilidade do Estado e da própria sociedade nos momentos em que deveríamos construir políticas públicas de saúde que fossem consistentes.

“Para alcançarmos de maneira geral uma boa qualidade de vida no Brasil, teremos que debater melhor a responsabilidade compartilhada na sociedade, em relação à saúde pública e ao meio ambiente”, afirma Ivana.

Na conclusão da palestra, Ivana ressaltou que devemos pensar em quais condições de vida queremos em um mundo pós-pandemia. Não é suficiente apenas exigir que o Estado ofereça uma boa estrutura de saúde pública. Cada um deve assumir o seu papel de cidadão e trabalhar na prevenção, para que não haja mais contaminações pelo covid-19 e nem por outros vírus que podem surgir no futuro.

A palestra aconteceu em uma live no Facebook, que pode ser assistida a qualquer momento na página CST Gestão Ambiental Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Anna Shvets/Pexels e reprodução Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *