Palestra “Quebrando o Silêncio” aborda a identificação e prevenção da pedofilia

Autor: Maria Vitória Alves Silva - estagiária

No ano passado, o Brasil bateu o triste recorde de denúncias de abuso sexual infantil na internet. De acordo com a ONG Safernet, que monitora casos de exploração infantil no ambiente online, foram quase 72 mil denúncias de imagens de abuso sexual infantil, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior.

Essa é só uma mostra da necessidade de reforço à proteção às crianças e adolescentes. Para discutir esse tema, a  sargento Tânia Guerreiro, vereadora de Curitiba e policial militar da reserva do Paraná, foi convidada para ministrar a palestra “Quebrando o Silêncio”, organizada pela Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL) e pela Escola de Polos, da Uninter. A palestra aconteceu no auditório Garcez, dia 18 de abril. 

O evento teve como objetivo principal abordar a temática da pedofilia, destacando a importância da identificação e prevenção desse crime. A vereadora enfatizou a necessidade de reconhecer os sinais de alerta e agir de forma proativa para proteger as crianças. Para isso, é preciso saber identificar possíveis casos de abuso e como agir para preveni-los. 

A sargento trabalha no combate à pedofilia e ao abuso infantil há mais de 30 anos e é a única Policial Militar do Brasil especializada em combate e prevenção ao abuso infantil, além de realizar palestras sobre este tema, no Brasil e exterior.

Para ela, as atividades de sensibilização são essenciais. “São vidas salvas, são profissionais que vão atuar e que precisam saber como a criança abusada se comporta, para poder ajudar e onde denunciar […] uma criança salva, já valeu o resto da minha vida”, destacou.   

A relevância de discutir o tema sem tabus é reforçada pelos profissionais da Uninter. “É extremamente importante discutirmos com palavras abertas sem censura sobre a pedofilia, nós precisamos de fato discutir esse assunto e sim lutar por políticas públicas”, declarou a Diretora da Escola Superior de Educação, Humanidade e Línguas, Dinamara Pereira Machado. 

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maria Vitória Alves Silva - estagiária
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Maria Vitória Alves Silva


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *