Ouça o conselho de Darwin e Subirana: seja criativo para sobreviver à crise

Autor: Armando Kolbe Júnior

Estamos vivenciando um momento sem precedentes na história recente, que nos leva a pensar na célebre frase de Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Essa frase representa nossas vidas desde a origem da humanidade.

Podemos complementar esse pensamento com a frase de Miriam Subirana, autora de Criatividade para mudar sua vida, em que afirma: “A crise nos oferece a oportunidade de mudar conscientemente”.

Podemos abordar esse tema de forma bastante pragmática. Temos uma capacidade fantástica de nos adaptarmos às novas situações que surgem em nosso caminho, incluindo as crises que temos vivenciado em diversos momentos de nossa história. De modo geral, quem não se adapta às mudanças corre um grande risco de ficar de fora.

O que devemos fazer, então?

Precisamos ir muito além, inovando, buscando novas experiências e nos espelhando naqueles que estão tendo sucesso no novo cenário. Temos que estar atentos, identificando oportunidades frente às frequentes oscilações da economia, buscando cada vez mais a superação, pois isso já não é mais uma escolha, mas sim uma necessidade de sobrevivência.

Sempre ouvimos histórias sobre como esses momentos de crise representam oportunidades para a evolução das empresas e das pessoas. E é a mais pura verdade. Momentos como este de agora estimulam a inovação para enfrentarmos e vencermos os desafios eminentes. Nos momentos mais críticos, temos de apostar na recriação de nosso negócio, estimular quem está conosco, colaboradores e parceiros, trazendo todos o mais próximo possível, inclusive de forma virtual.

Mesmo com um cenário econômico pouco animador, devemos seguir em frente, tentando cumprir com nossa parte, sem desistir.

Para alcançarmos nosso intento, devemos ter garra, determinação, muito empenho, energia, vontade de trabalhar e de aceitar mudanças. O mundo necessita de pessoas que queiram fazer a diferença.

As oportunidades estão postas à nossa frente. Novos negócios e serviços, principalmente fazendo uso da tecnologia, favorecem o aparecimento de startups e abrem opções às que já estão no mercado. Quantas novas oportunidades, como serviços de entrega de produtos, estão nascendo nesse momento, e precisando de alguém que seja o fornecedor?

Aproveitar essas oportunidades e atuar com o apoio de planejamento estratégico, que não pode deixar de levar em conta a instabilidade financeira do momento, é o caminho para o sucesso de empresas e empreendedores no cenário atual. Esse planejamento é traduzido em medidas que a empresa precisa tomar para o enfrentamento das ameaças, e assim conseguir um melhor desempenho.

Para isso, é necessário o constante aprendizado, buscando a preparação para entender e atuar neste novo cenário. A Uninter pensa no profissional do futuro, acompanha as transformações que ocorrem na sociedade e aposta na inovação.

O curso de Gestão de Startups e Empreendedorismo Digital busca formar este novo profissional, que trabalhará com novas formas de geração de renda, desenvolvendo produtos e serviços inovadores. Sua missão é criar profissionais que tenham diferencial em qualquer mercado e, especialmente nesse momento de crise, que usem a inovação como um caminho natural para a evolução das pessoas e das empresas.

* Armando Kolbe Júnior é coordenador do curso de Gestão de Startups e Empreendedorismo Digital na Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Armando Kolbe Júnior
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *