CONHECIMENTO

Os saberes do professor Rui Valese

É grande a responsabilidade de um docente, pois mais do que profissionais, ele forma cidadãos. Desde 2007 o professor de Filosofia da Uninter Rui Valese produzi um conteúdo sobre a responsabilidade dos mestres. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Desenvolvimento Educacional do qual ele fez parte. No início deste ano, Valese compartilhou esse conteúdo em aula ministrada no Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, em Campinha Grande do Sul (PR).

A aula abordou o protagonismo que os educadores precisam assumir no processo educacional. Além disso, foi ressaltado a importância que os professores têm em provocar o espírito crítico nos estudantes, para que assim busquem mais conhecimento. Para o professor, esses profissionais têm grandes responsabilidades nesse processo de formação.

“Penso que o professor tem, de um lado, uma responsabilidade pedagógica e epistemológica, na medida em que ele trabalha com os estudantes o aprender e o como aprender os saberes científicos, de maneira crítica e ativa, mantendo sempre o princípio da curiosidade e da dúvida”. Valese aponta ainda a importância dos valores éticos e morais na vida do estudante.

“De outro lado, tem uma responsabilidade ético-política, na medida em que esse conhecimento deve levá-lo a emancipar-se, mas, também, ajudar a emancipar os outros cidadãos. A fazê-lo engajar-se por uma sociedade melhor, mais justa, mais democrática, mais equitativa. Isso tudo para complementar a formação profissional que também se espera que a escola faça”, conclui.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *