ESPECIAL ABED

Os impressionantes 272 mil portfólios dos alunos da Uninter

Talvez ao pensar em “portfólio” você o associe aos designers, fotógrafos, publicitários e jornalistas. Mas ele também tem lugar durante um curso de licenciatura. Este documento pode ser empregado como ferramenta de avaliação e aprendizagem, sendo muito útil para acompanhar o desenvolvimento do futuro professor. Neste contexto, ele é chamado de portfólio acadêmico.

Na Uninter, os números de postagens realizados pelos alunos impressionam: foram 272.273 só em 2017. O portfólio acadêmico consiste em uma lista dos trabalhos realizados pelo estudante, seja para as disciplinas do curso ou já no âmbito de suas atividades profissionais. Montado em ordem cronológica, mostra as aptidões desenvolvidas durante a graduação através das atividades realizadas.

A professora-doutora Deisily de Quadros, em conjunto com as professoras Maristela Gripp, Paula Reis e Dinamara Machado, da Escola Superior de Educação da Uninter, apresentou o artigo “O portfólio como estratégia de aprendizagem e prática profissional nas licenciaturas EAD” durante o último congresso da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), realizado de 3 a 7 de outubro em Florianópolis (SC). No trabalho, as autoras demonstram os resultados da utilização deste método nas graduações da modalidade educação a distância (EAD).

Em sua conclusão, as autoras mencionam como o portfólio pode contribuir para preencher as muitas lacunas de formação trazidas por esses alunos da sua formação básica, ajudando-os a identificar os problemas de aprendizagem atuais.

A autora explica que o que levou o grupo a fazer essa pesquisa foi uma reflexão a respeito da importância de as atividades se relacionarem com as teorias durante a formação do licenciado. “A experiência foi positiva, pois a troca de conhecimentos e vivências é importante para repensarmos nossas práticas na EAD”, comenta Deisily a respeito de sua participação no congresso.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *