ESPECIAL ABED

A espinha dorsal da educação a distância

Uma ferramenta que disponibiliza materiais audiovisuais, avaliações e roteiros de estudo, além de articular as ações de tutoria e outras formas de interação (chat, fóruns etc.). Essas são funções do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no processo educacional, promovendo a aproximação entre estudantes e docentes e fortalecendo o processo de ensino.  Esta plataforma é vital para às práticas de ensino a distância, mas também tem seu papel no ensino presencial.

Durante o 24º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), em Florianópolis (SC), que ocorreu entre os dias 3 e 7 de outubro, foi apresentado o artigo “Interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem no Semipresencial: Um Estudo Sobre a Operacionalização da Resolução 1134/2016”. A pesquisa foi realizada por Dinamara Machado (diretora da Escola Superior de Educação da Uninter),  João Mattar (docente da Uninter) e pela pesquisadora Nathalia Machado.

De acordo com a resolução 1134/2016 do Ministério da Educação e da Cultura (MEC), os cursos de graduação presencial podem ser ofertados com até 20% da carga horária na modalidade a distância. A pesquisa desenvolvida avaliou a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de dois cursos de graduação semipresenciais em duas instituições de ensino superior. Na Uninter, o AVA foi desenvolvido com tecnologia própria e iniciado em 2013, e todos cursos da instituição de ensino têm acesso ao portal.

“Sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pela tecnologia de informação e comunicação, permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos”, explica Maria Almeida sobre o conceito de AVA, no artigo “Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem”.

“O AVA é o meio para comunicação entre professor e aluno [devido] a distância física. Seu futuro são as implementações para promover interação, além de continuar como repositório de conteúdo”, comenta Dinamara Machado.

Segundo matéria publicada pela Agência Brasil, o Censo da Educação Superior apontou que 33% dos novos alunos do ensino superior em 2016 escolheram o EAD. Se mantido o crescimento, em 2023 haverá mais estudantes na modalidade a distância (51%) do que na presencial. A pesquisa foi divulgada em maio desse ano, pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

As tecnologias criam novas formas de aprendizagem, fortalecendo o ensino superior. O ambiente online do AVA valoriza a interação e troca de informações, reforçando a conexão entre alunos e professores. Com o uso desta tecnologia, pode-se envolver milhares de alunos dispersos geograficamente na discussão de ideias e posicionamentos sobre determinado assunto, o que motiva a formação do pensamento crítico.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *