ESPECIAL ABED

Os desafios da formação em Engenharia em EAD

A Eletrônica Digital é uma área de estudos da física que, mesmo sendo recente, é a mãe da grande maioria das tecnologias modernas. Ela é a base fundamental para a Informática e as Telecomunicações, e seus conceitos estão presentes em diversos aparelhos eletroeletrônicos, como os celulares, os tocadores de MP3, os computadores etc.

Foi pensando no ensino da eletrônica que o professor Ederson Cichaczewski desenvolveu uma pesquisa intitulada “Metodologia de ensino da disciplina de eletrônica digital”. O trabalho foi apresentado no congresso da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), no dia 4 de outubro, em Florianópolis (SC).

A pesquisa tem caráter quantitativo e analisou o desempenho dos alunos de Engenharia Elétrica e da Computação, nas modalidades EAD e presencial da Uninter, bem como suas percepções sobre o processo de aprendizagem da disciplina de Eletrônica Digital.

Para desenvolver o conteúdo, os alunos contam com aulas teóricas e de laboratório. A disciplina traz consigo um desafio: realizar a comprovação da teoria na prática por meio de softwares e hardwares específicos. Os resultados apresentados pelos alunos de Engenharia são positivos, pois suas notas na matéria de Eletrônica Digital foram classificadas acima da média geral alcançada nas demais, tanto do curso de Engenharia Elétrica quanto do de Engenharia da Computação.

Assim como em diversas outras matérias dos cursos de exatas, na eletrônica digital a educação a distância apresenta desafios metodológicos, pois além das teorias que fundamentam os conceitos é necessário realizar cálculos e experimentos laboratoriais. Para isso devem existir ferramentas que auxiliem nessa caminhada, como nas atividades práticas, por exemplo.

“O engenheiro que estuda na Uninter tem ofertados para auxiliar nos seus estudos o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual são disponibilizados os conteúdos das aulas, e o kit MyLab, que auxilia nas atividades práticas realizadas, compostas por simulações e montagens”, diz o professor.

Ao final da pesquisa, o autor constatou que o material disponibilizado para os alunos nas modalidades EAD e presencial tem se mostrado adequado para o seu desenvolvimento acadêmico. Trata-se de uma disciplina que, por sua vez, apresenta um conteúdo bastante complexo, mas cuja forma em que tem sido ensinada na Uninter oferece os recursos necessários para a promoção da aprendizagem.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *