POLOS PELO BRASIL

Desafios da educação inclusiva e especial

Você já ouviu falar em educação inclusiva? E da diferença entre educação inclusiva e especial? O conceito de educação inclusiva propõe um modelo de educação para todos, sejam pessoas com deficiência ou não, e busca combater a discriminação que possa existir em relação aos portadores de deficiência. Já a educação especial é uma modalidade de ensino específica para pessoas com alguma deficiência, ou ainda com altas habilidades, casos em que essas pessoas frequentam escolas separadas dos demais.

Um aspecto central dessa discussão, do ponto de vista pedagógico, é saber o que é melhor para os estudantes que se enquadram na designação “especial”. Há duas possibilidades: frequentar escolas regulares, mantendo contato com os outros estudantes, e receber algum apoio extra para que possam manter desempenho adequado (modelo adotado atualmente no Brasil); frequentar escolas especiais, exclusivas para estes alunos.

O polo Uninter de Avaré (SP) promoveu no dia 25 de abril uma palestra para debater o tema. A palestrante convidada foi a professora Maria José da Cunha, graduada em Pedagogia. A entrada para o evento foi uma caixa de leite e os participantes tiveram um cofee break gratuito. “Foi uma noite de muito aprendizado e de trocas de experiências”, afirma José Juber Justo, gestor do polo.

O evento encerrou um ciclo de palestras e simpósios realizados ao longo do mês de abril, dedicado ao tema do autismo. “Essa palestra veio para coroar todo o circuito de atividades que promovemos nesse período, agraciando nossos alunos e a comunidade com um debate atual”, completa José.

Ainda segundo ele, o público atingiu a lotação máxima do auditório: “Isso nos dá forças para continuar a causa e poder disseminar o conhecimento. Estamos preparando nosso próximo passo, que será participar de um fórum regional sobre autismo e educação inclusiva”, conclui o gestor.

Embed HTML not available.
Autor: Igor Ceccatto – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PSP Avaré

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *