Organizar os estudos não é tarefa fácil, mas está ao seu alcance

Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia

 

“A forma como olhamos para a atividade faz toda diferença. Onde nós colocamos nossa mente? No esforço que vamos ter fazendo aquilo ou no prazer do resultado?” – Erika Lotz no programa Talento em Foco.

Em um ano de tantas mudanças, organizar os estudos e encontrar novas formas de se adaptar a uma nova rotina é um grande desafio para muitas pessoas. Afinal, por onde começar? Existe uma maneira correta para fazer isso?

O programa Talento em Foco da Rádio Uninter trouxe três edições dedicadas a esse assunto, e na primeira delas realizada no dia 19 de outubro, o convidado Carlos André Silva Tamez (professor especializado em cursos para concursos públicos) disse que não existe uma “receita única” que se adapta a todas as pessoas. Segundo ele, existem diversas maneiras de estudar e percorrer o mesmo caminho, e por essa razão, é necessário conhecer e avaliar quais elementos didáticos funcionam melhor de acordo com o perfil de cada um.

Antes de começar a organizar os estudos, há algumas questões que devem ser levadas em consideração, e isso inclui entender qual é o seu objetivo, saber onde você está agora e também onde pretende chegar, para que assim seja possível visualizar quais competências deverão ser desenvolvidas. Desse modo, você conseguirá ser mais objetivo na hora de selecionar o que precisa ser estudado.

Além disso, é impossível não associar a organização dos estudos com o planejamento, afinal, ele é indispensável nesse processo. Porém, ao mesmo tempo em que ele é essencial, é algo que precisamos avaliar com cuidado, pois pode ser o causador de ansiedade e desequilíbrio emocional.

Como explica Carlos no programa, o planejamento é como uma antecipação, e há uma quantidade enorme de fatores que podem acontecer fora do seu alcance e irão fazer com que você não consiga cumprir o que havia planejado. Por essa razão, é preciso enxergar o planejamento como algo flexível e suscetível a mudanças, e estabelecer pequenas metas é algo que pode auxiliar no cumprimento do objetivo final.

Um dos exemplos que foram citados é o concurso público. Se passar em um concurso é seu objetivo, por exemplo, estudar uma matéria durante a semana que irá ajudar na prova pode ser definida como a sua meta. Além disso, é fundamental também possuir base sobre a habilidade que você deseja aprimorar, e entender que todos os desafios devem ser enfrentados.

Mas como administrar o meu tempo para conseguir estudar?

A gestão do tempo é algo que precisa ser pensado e cuidado diariamente, pois a falta de organização do mesmo dificulta e prejudica a produtividade. Por esse motivo, a professora da Uninter Mariane Kraviski – convidada do Talento em Foco dos dias 26 de outubro e 16 de novembro – deu algumas dicas de como administrar melhor as horas do dia. Entre elas, está lembrar dos horários que já estavam definidos anteriormente nos estudos presenciais.

“Antes você não tinha um horário para pegar o ônibus/carro para ir estudar? Era preciso chegar no horário, respeitar o professor que estava dando aula no horário estipulado, havia o horário do intervalo e também do final. Por que não reservar esse mesmo tempo para se dedicar aos estudos? Utilize esse tempo para rever conteúdos, anotar as dúvidas, rever aulas que ficam gravadas, às vezes até mesmo os livros e materiais de estudo que você tem”, sugere ela.

Para muitos, a procrastinação é algo comum e um obstáculo no momento de realizar tarefas. Por isso, Mariane fala sobre o Método Pomodoro, que diz respeito a combinar momentos de concentração com intervalos curtos para descanso. Por exemplo: Se você tem o poder de se concentrar em uma só tarefa por 25 minutos (ou mais), você deve determinar esse tempo para realizá-la e focar somente nisso. Após o término, você pode fazer uma pausa de 5 minutos – ou mais, dependendo do tempo em que você definiu para concentração – para se distrair e depois retornar a atividade, e assim sucessivamente.

Ainda sobre esse tópico, é importante identificar o que está levando à procrastinação. De acordo com a mentora de capital humano Erika Lotz e idealizadora do programa, “é preciso avaliar se o que está levando isso é a falta de entendimento do que fazer, falta de um planejamento com data final, ou então de repente de se envolver em muitas coisas e deixar muitas outras em aberto, tendo a sensação de que não conseguiu vencer nenhuma delas. A procrastinação é um efeito, então é importante entender a sua causa”.

Outra dica para ajudar com essa questão é dividir tarefas grandes em pequenas partes, distribuindo entre os dias da semana até o dia da entrega final (que pode ser definida por você como dois dias antes da entrega oficial, por exemplo, para evitar possíveis problemas). Isso não auxilia somente no ensino à distância, mas também na retomada das atividades presenciais.

“Se tornar mais autônomo com certeza vai engrandecer você no seu estudo e na sua preparação, para quando você encontrar seu professor em um momento presencial, por exemplo, você ampliar o conteúdo que estudou sozinho (a), tirar dúvidas, e até mesmo realizar atividades mais práticas. Com certeza toda essa organização de tempo e de estudo (e também de momento livre) vai auxiliar você na sua carreira, nos seus estudos e no seu dia-a-dia”, diz Mariane. Para isso, é importante dar o primeiro passo.

Afinal, a tecnologia ajuda ou atrapalha os estudos?

Atualmente, existem aplicativos para celular que auxiliam na revisão e administração de conteúdo, como por exemplo o Revisei citado pela professora Mariane no programa Talento em Foco do último dia 26, onde você pode adicionar seus resumos, flashcards e mapas mentais.

Segundo Erika Lotz, anotar e gerenciar as tarefas – sendo em aplicativos, agendas ou lembretes – funciona como um redutor de estresse, pois mostra para o cérebro que você já está agindo enquanto àquela atividade, trazendo assim uma sensação de poder sobre o resultado.

Apesar dos celulares serem um aliado na hora de organizar os estudos, ele também carrega consigo um grande poder de distração. Por isso, é importante estar atento com o tempo gasto nas redes sociais. Mariane, por exemplo, sugeriu organizar o celular e adicionar na primeira página os aplicativos essenciais como bloco de notas e o e-mail, deixando as redes sociais fora do campo de visão, assim como ocultar as notificações. Assim, a chance de se distrair diminui.

Para acessar os programas na íntegra e se aprofundar mais no assunto, clique nos links abaixo:

Programa dia 19 de outubro: Organização dos Estudos

Programa dia 26 de outubro: Organização dos Estudos em EAD

Programa dia 16 de novembro: Dicas de como organizar os estudos

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *