QUALIFICAÇÃO

Oficina orienta professores sobre prova do Enade

Parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova que serve para avaliar a qualidade dos cursos de graduação de todo o Brasil. Aplicada a uma amostra selecionada de estudantes do primeiro e do último ano dos cursos, a avaliação é trienal e não analisa a atuação dos alunos, mas sim o seu rendimento em relação aos conteúdos e a qualidade dos cursos.

De tamanha importância para a avaliação dos cursos e para que o Ministério da Educação possa promover melhorias no ensino, as provas do Enade seguem sempre um modelo que de tempos em tempos é atualizado. Para que os professores da Uninter se mantenham atualizados a respeito do assunto, a coordenadora do Setor de Avaliação da Escola Superior de Educação da instituição, Gisele Thiel, realizou a oficina “Como formular questões contextualizadas: modelo ENADE”, durante a Jornada Acadêmica, em fevereiro.

Para ensinar os professores a desenvolver questões, no primeiro momento a coordenadora entregou um livro e um artigo para cada um e pediu que formulassem de acordo com seus conhecimentos e com base no que conhecem sobre o modelo Enade. Em seguida, trabalhou as dicas para a formulação apontando alguns pontos como os vícios mais comuns.

“Muitas vezes para a gente é óbvio e claro, mas nem sempre é tão claro para o aluno quando ele vai resolver. Sempre usamos uma estrutura. O comando inicial chama o aluno a fazer a leitura de um texto base, que pode ser um fragmento, um acerto, um artigo, uma charge, um gráfico ou um texto qualquer”, comenta Gisele.

As orientações também foram sobre como procurar textos vinculados à própria questão e de como fazer a bibliografia delas. Segundo a coordenadora, o segundo comando para a formulação das questões deve estar o mais claro possível. “Como fazer referência do texto anterior e do conteúdo que ele precisa responder ali em baixo”, explica ser o segundo comando. E o último, são as alternativas. “Existem vários modelos como de resposta única, de asserção e razão que são os modelos que o próprio ENADE sugere”, finaliza Gisele

O setor de Avaliação da Escola Superior de Educação é responsável por capacitar professores internos e externos para elaborar o banco de questões que alimenta as várias avaliações dos diferentes cursos da instituição, tanto das licenciaturas como dos bacharelados e dos cursos de formação pedagógica.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *