O valor da comunicação assertiva no mercado de trabalho

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

A comunicação eficaz é hoje um dos atributos mais requisitados no mercado de trabalho. É necessário equilibrar objetividade e prolixidade, medir o excesso e a falta de informações dentro de uma mensagem que será repassada para outra pessoa. Para atingir esta habilidade assertiva e transparente, há muitos desafios no a serem superados.

A percepção de valor e os pontos de valor que estão ligados ao assunto são critérios valiosos para conquistar tal habilidade. A percepção de valor depende de quem está valorando algo ou alguém, como o dinheiro para agentes financeiros e produtos para profissionais do marketing. Os valores, portanto, são ligados aos produtos e serviços.

Outros valores também são tratados assim, analisando exatamente o processo comunicacional dentro deles. O primeiro valor analisado é o das pessoas, cada uma possuindo um certo número de talentos. Especialistas da psicologia consideram o talento uma medida para avaliar habilidades e capacidades de cada ser humano, ou seja, cada pessoa é um pilar essencial para uma organização. Uma comunicação correta e transparente gera um bom desenvolvimento tanto para pessoas quanto para a própria organização.

Outros valores citados são tempo e o conhecimento. Tempo é dinheiro, e as pessoas acreditam que possam estar perdendo o tempo e o dinheiro simultaneamente. Dessa forma, existe pouco tempo para falar e quase nenhum para se ouvir, primando pela objetividade. No entanto, há que se dosar também a assertividade com a velocidade da comunicação, para não tornar o processo comunicacional difícil e confuso. Já o conhecimento é destacado por ser uma das necessidades do homem e com necessidade de sequência ao seu desenvolvimento, se obtendo com uma boa comunicação.

Um fator que também chama atenção é o receptor impaciente, interrompendo a mensagem e tendo uma distorção dela. Para facilitar e melhorar a comunicação entre todos, organizações, incorporaram o termo feedback para analisar os comportamentos dos funcionários e se as mensagens foram compreendidas pelos receptores.

A comunicação clara, transparente e equilibrada, existe? Sim, e deve ser feita com uma fala mais detalhada, sem ser prolixa e também sem ter excessos de objetividade. Processos comunicacionais do dia a dia tendem a ser precários por causa dos conflitos das relações, então mesmo com tantos avanços é difícil conseguir fazer e ter um processo comunicacional equilibrado.

O tema foi tratado no artigo Os desafios da comunicação: o equilíbrio entre objetividade e prolixidade, escrito pela psicanalista clínica graduada em Administração pela Uninter Eleude Lilian Oliveira Pereira e pelo psicólogo e mestre em Sociologia Ademir Bueno. A publicação ocorreu na revista Organização Sistêmica, da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Kindel Media/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *