O sonho que conduziu Jairo aos caminhos da geografia

Autor: Franciele Marilies Estevam e Vera Scheller dos Santos Rocha*

Impressionante como é a prática docente. Não importa o tempo de experiência que se tenha, sempre seremos de alguma forma surpreendido por nossos alunos.

Como docentes, sempre estamos dispostos a explicar, orientar e conversar com os alunos. E a troca de conhecimento é uma constante em nossa trajetória profissional. Porém, não podemos negar que temos alunos que nos marcam um pouco mais, normalmente os que se destacam em sua trajetória acadêmica. Sim aquele que realiza as atividades, entrega trabalho nos prazos, sempre apresenta um questionamento sobre o conteúdo, ou seja, o aluno participativo e responsável deixa sua marca, tanto para o professor quanto para os colegas de turma.

E essa semana, surpreendentemente, um aluno que marcou sua trajetória em nosso curso de licenciatura em Geografia, inclusive participando como discente na V Semana da Geografia, abordando sobre as práticas de portfólio e estudo de caso elaboradas por ele durante o curso, enviou mensagem para nossa área elogiando a todos. Algo que culturalmente não é um hábito, porque normalmente entendemos que se não reclamamos é porque está tudo bem, esse é o entendimento geral.

Pois bem, esse aluno era Jairo José Tonet, do polo de Blumenau, em Santa Catarina, matriculado no curso de graduação de licenciatura em Geografia. Ele sempre foi apaixonado pela geografia, e desde pequeno costumava guardar matérias que tinham alguma relação como o assunto, como revistas, mapas e livros. Ele conta que, certo dia, encontrou diversos livros jogados no lixo, então foi até a sua casa buscar um carrinho de mão para que pudesse carregar todos para a sua casa. Demonstrando desde pequeno o seu amor e admiração pelos livros.

Estudou todo o ensino fundamental e médio em escola pública, e se destacava por ser esforçado e participativo. A geografia sempre foi sua verdadeira paixão, desde criança sonhou em fazer o curso, porém após terminar o ensino médio, não poderia prestar vestibular para uma instituição pública do estado, pois essa ficaria na capital (Florianópolis), distante cerca de 150 km de sua cidade. Em Blumenau, seu local de residência, não era ofertado o curso de Geografia, o que fez com que Jairo optasse por um curso que tinha relação com seu sonho, fez turismo na Universidade de Blumenau.

Em sua trajetória profissional trabalhou como consultor de viagens e começou a prestar concursos públicos, chegando a trabalhar na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Regressou à cidade de Blumenau e é servidor do Instituto Federal Catarinense (IFC). Tem especialização na área de Ciências Políticas e no presente momento está realizando o seu sonho, cursando licenciatura em Geografia na Uninter.

Em parte de seu depoimento, descreve a sensação de realizar seu grande sonho. “Hoje, olho para trás e sinto que vale a pena sonhar e, principalmente, fazer esse sonho se tornar realidade! E, com muita gratidão e admiração, não poderia deixar de mencionar o papel fundamental da Uninter na concretização de uma das etapas mais importantes da minha vida. Apaixonado como sou pela educação, a próxima meta será ingressar em um mestrado. As sementes desse sonho foram plantadas há bastante tempo e, como regra básica da vida, sempre chega o período da colheita! Por isso, atrevo-me a deixar um conselho: sonhos existem para serem realizados e dependem de nós e de quem escolhemos para nos acompanhar! Eu escolhi a Uninter!”.

Jairo se encontra na fase final do seu curso, e se dedica atualmente aos artigos científicos do estágio desenvolvido no formato iniciação científica, e a elaboração do TCC. Após a conclusão do curso de licenciatura em Geografia, partirá para um mestrado, e pretende atuar na área de educação, sua grande paixão, como relatado.

Na Uninter, não apenas formamos grandes profissionais para o mercado de trabalho, nós colaboramos para a realização de sonhos.

* Franciele Marilies Estevam e Vera Scheller dos Santos Rocha são professoras da Área de Geociências da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Franciele Marilies Estevam e Vera Scheller dos Santos Rocha*
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *