Corações floridos! É a primavera chegando!

Autor: Dulce de Almeida Torres*

O inverno é longo… A primavera tarda a chegar,  porém, quando ela se manifesta, que festa súbita e soberba! Está-se ainda nos dias mornos de final de inverno quando, de repente, uma brisa passa… Ela é tépida, impregnada de um perfume sutil.  Quais raios a aqueceram? Será magia da natureza? (Autor desconhecido)

 

Mas por que tanto otimismo? A primavera é a estação mais aguardada do ano, que nos brinda com beleza, belos dias de céu infinitamente azul, campos floridos que nos encantam com sua formosura e seu aroma.

Esta estação tem início depois do inverno e termina com a chegada do verão. Daí surge o significado do seu nome primavera que tem origem no latim “primo vere” que, em português, quer dizer “antes do verão”.

É conhecida também como Estação das Flores e apresenta como características um clima ameno, floração abundante da vegetação onde se destaca o florescer dos ipês amarelos que enfeitam ruas, avenidas, parques e praças das cidades, tornando a paisagem mais bela e acolhedora. É sua característica ainda a aparição de chuvas mais fortes e mais frequentes. Isso propicia maior umidade no ar tornando o clima mais agradável,

Primavera, assim como as demais estações do ano, não ocorre simultaneamente nos dois hemisférios. Em cada um deles, ela se inicia em uma data específica. As estações do ano ocorrem devido à inclinação da Terra em relação ao Sol. Sabemos que a Terra realiza movimentos e um deles é o movimento de translação, em que o planeta gira em torno do Sol. Esse movimento tem como uma de suas consequências as estações do ano entre as quais a primavera.

Existem ainda outras modificações nessa estação. Alguns animais interrompem seu período de hibernação enquanto os animais polinizadores, como beija-flores e abelhas, iniciam seu trabalho com toda dedicação e afinco aproveitando a profusão de flores próprias da época. Devido ao florescimento de algumas espécies, há uma modificação no comportamento dos seres, que aumentam a sua atividade, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos animais e vegetais.

Durante a vida muito aprendemos com as estações do ano. Cada uma delas nos remonta a uma percepção especial. Mas, em especial a primavera, que nos devolve a alegria de reviver e renovar-se. Isso porque estamos saindo do inverno, uma estação triste de campos amarelados, árvores sem folhas, céu cinzento, animais escondidos em suas tocas a fugir do frio e pessoas mais melancólicas.

A chegada da primavera representa a revitalização das paisagens. O verde cobrindo as campinas, o desabrochar das flores, os animais saem de suas tocas, ouve-se o gorjeio dos pássaros até então emudecidos, o som da chuva que cai suavemente tornando o clima mais agradável e alegre, lavando nossas almas e mandando a tristeza embora. Enfim, um show de cenário que nos é ofertado pela natureza todos os anos e que é a renovação da esperança.

No momento em que vivemos tantas dificuldades e tristezas em nossas vidas, vamos receber bem essa estação, com gratidão, e aproveitá-la com seus encantamentos para energizar nosso espírito e renovar nossas esperanças. Salve, primavera!

* Dulce de Almeida Torres é graduada em Letras-Inglês, mestre em Ciências da Educação e é professora da Área de Linguagens e Sociedade da Escola Superior de Educação da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Dulce de Almeida Torres*
Créditos do Fotógrafo: Congerdesign/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *