PROFISSÃO

O sonho anda de busão

A banda mineira Skank eternizou em música o sonho de nove (talvez dez) entre dez meninos brasileiros. “Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”, pergunta a letra da música. João Guilherme Rodrigues nunca se se importou em ser especificamente um jogador. O importante para ele era estar no meio do espetáculo, seja com a bola nos pés ou com um microfone na mão.

Apaixonado por futebol desde criança, ficava encantado com as finais de campeonato. Ele gostava não só do jogo em si, mas também da forma como os jornalistas e comentaristas tratavam o esporte, de uma forma quase mágica. Estudante de Jornalismo na Uninter, João Guilherme viu a sua imersão como comunicador no futebol acontecer de forma natural. Foi conhecendo pessoas, se envolvendo e de repente estava cobrindo seu primeiro jogo pela rádio Força Jovem.

Era 27 de julho de 2017, Chapecoense versus Atlético Paranaense. A partida iria definir quem permaneceria na Copa do Brasil. Aquela partida também determinaria o futuro de João Guilherme no futebol. “A adrenalina da cobertura de um jogo importante como aquele foi o que me fez chegar à conclusão de que realmente era aquilo que eu queria para minha vida”, comenta o estudante.

Não demorou muito para que o universitário fosse notado dentro do cenário esportivo paranaense. A convite de Gabriel Carriconde, o jovem repórter ingressou no quadro de esportes “Busão Futebol Clube” do site Busão Curitiba, que tem mais de 250 mil curtidas.  O dono da fanpage, Cássio Ferreira, diz estar satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido no programa. “Estou gostando muito do conteúdo que eles estão produzindo. Os três se encaixaram muito bem dentro da proposta informal da página”, diz.

O estudante compartilha sua satisfação em ter sido convidado a participar do projeto e fala sobre a importância dessa etapa na sua vida. “É uma oportunidade que tenho certeza que vai render bons frutos. Tanto na parte de maturidade profissional como na parte de reconhecimento que a gente ganha produzindo para um público grande”. Ele conta ainda que a irreverência e a alegria estão presentes não apenas durante a transmissão, mas também nos bastidores.

João Guilherme destaca que os professores sempre buscam associar a parte acadêmica com a parte prática do Jornalismo, fazendo com que o preparo para o mercado seja desde o começo. “Uma coisa importante que tenho buscado reter ao máximo nas aulas para o trabalho que venho desenvolvendo é sobre a forma de me portar enquanto comunicador e formador de opinião”, conclui o aluno.

João Guilherme sonha grande. Sua ambição é cobrir uma final de Libertadores, um mundial de clubes, a Champions League, a Olimpíada e principalmente a Copa do Mundo de Futebol. “Depois que essas coisas se concretizarem na minha vida, o resto é lucro”.

O programa Busão Futebol Clube pode ser acompanhado na página Busão Curitiba.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Neves - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *