O que é o Fevereiro Roxo Laranja?

Autor: Fabiana da Silva Prestes*

Roxo e laranja não são apenas cores típicas do Halloween. O Fevereiro Roxo Laranja é uma campanha voltada para a conscientização da população sobre as doenças lúpus, Alzheimer e fibromialgia, que são representadas pela cor roxa, e a leucemia, que é representada pela cor laranja. A campanha objetiva conscientizar a população e trazer conhecimento sobre sintomas, agravos e tratamentos dessas doenças. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre elas?

De acordo com o Ministério da Saúde, o lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. O que significa dizer que ocorre um desiquilíbrio no sistema imunológico, onde a pessoa produz uma quantidade excessiva de anticorpos e esses atacam os órgãos e tecidos, levando a uma ação inflamatória. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Reumatologia, temos reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta com manchas na pele, e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Já a doença de Alzheimer é uma doença neurológica, degenerativa, progressiva e, até o momento, sem cura. Sendo o tipo mais comum de demência, causa a perda de habilidades intelectuais, afetando a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão, linguagem e vários outros. Um dado preocupante é que, até 2050, cerca de 152 milhões de pessoas viverão com algum tipo de demência em todo o mundo, segundo projeções da Organização Mundial de Saúde.

A fibromialgia, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é uma síndrome dolorosa em que a principal queixa é a dor nos músculos. Podendo estar associada a sintomas como fadiga, problemas para dormir, problemas relacionados à cognição, como memória, atenção e concentração e também alterações de humor, depressão e ansiedade. Estima-se que cerca de 2,5% das pessoas do mundo sofrem com a doença.

E por último, mas não menos importante, temos a leucemia que, com base em dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), trata-se de uma doença maligna dos glóbulos brancos que tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais.

A medula óssea é o local onde são “fabricadas” as células sanguíneas, fica na cavidade dos ossos, o que muitos chamam de “tutano”. Nela, encontramos as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos e as plaquetas.

Na leucemia, a célula sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa.

Por que conscientizar? Porque é importante para a população a identificação dessas doenças ainda na fase inicial, para que seus sintomas sejam controlados, minimizados ou retardados, e assim todos possam desfrutar de uma melhor qualidade de vida, mesmo acometido por uma dessas doenças.

* Fabiana da Silva Prestes é professora dos cursos de tecnologia e bacharelado em Gerontologia da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fabiana da Silva Prestes*
Créditos do Fotógrafo: Geralt/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *