O que acontece na sala dos professores?

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo  

Todo aluno já se perguntou: “o que acontece na sala dos professores?” O programa “Sala dos Professores”, da Escola Politécnica, convida os docentes para um bate-papo sobre a vida, revelando um outro lado dos mestres. Na edição do dia 08.abr.2021, que teve transmissão ao vivo pelo canal da Escola Politécnica no Facebook, o professor Guilherme Rodrigues recebeu a professora de matemática Dayane Perez.

Perguntada sobre uma palavra que a define, Dayane disse que ‘intensidade’ é a opção certa. “Eu tenho esse lado de ser intensa e valorizar as pequenas coisas, desde pedir um abraço no dia do meu aniversário, de olhar no olho durante uma conversa, até mesmo de parar no corredor e conversar horas, sem importar se estou cheia de coisas para fazer. Eu tenho vontade de dar o melhor para aquele momento que está acontecendo”, confessa a docente.

Sobre os motivos que a levaram a ser professora e a relação com a matemática, Dayane conta que é algo natural, e que já dava aulas quando estudava: “Muitos dos meus colegas queriam passar no Colégio Militar, e eu dava aulas de matemática para eles, era algo natural. Eu achava fascinante os professores do cursinho ensinando aquela multidão de alunos, pois no cursinho as turmas são enormes, e como eles influenciavam os alunos, eu achava fantástico”, completa.

Quando perguntada sobre o que é ser professora, Dayane falou do prazer que tem na profissão. “Acho maravilhoso, adoro dar aula, e o que acho melhor ainda é o corredor, pois enquanto estamos dando aula alguns alunos nos olham não entendendo nada, e depois quando abordo esses alunos, percebo como influencio eles, pois eles percebem que eu vi que eles não estavam realmente na aula, que não estavam entendendo a matéria, e neste momento procuro perguntar e conversar com eles. Nesse momento do ensino a distância, isso faz muita falta”, afirma.

Os professores ainda conversaram sobre inspirações dentro da profissão, sobre como é dar aulas para tantos alunos dentro da Uninter através do online, sobre filmes que influenciaram a vida, e muito mais.

A professora ainda falou um pouco sobre como lida com os desafios da depressão crônica: “É algo que eu custei demais a aceitar, eu pensava que não era possível que eu vá ter essa doença pra sempre, ainda mais a depressão, que a gente pensa que é só uma fase. Eu tive um pico de depressão muito forte ano passado, por descuido, não prestar atenção e deixar levar. São coisas que a gente não dá a devida atenção, mas é uma doença e é algo sério. E eu acabo escondendo isso pois eu não sou assim, então eu sempre mostro esse lado alegre e intenso que é o que eu sou”, completa.

Durante a conversa, os estudantes interagiram pelo chat e intimaram os professores a cantar uma música. Meio desajeitados de início, Dayane e Guilherme improvisaram um dueto, para alegria dos fãs.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo  
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Gerd Altmann/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *