O professor que levou o mercado para dentro da sala de aula

Autor: Fillipe Borba - Estagiário de Jornalismo

Marcelo de Araújo Piúma, mais conhecido pelo seu último sobrenome, teve uma história de trabalho e estudo por toda a sua vida. Ele lecionava diversas disciplinas de área de marketing e comportamento do consumidor na Uninter em vários cursos da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios. Sua passagem pela Uninter ocorreu em dois momentos. De 2005 a 2009 e de 2011 até o ano de seu falecimento, em 2018. Piúma faleceu no dia 05.jul.2018, em decorrência de um câncer no estômago. Faz dois anos que a instituição perdeu um de seus talentos mais arrojados.

A professora Vanessa Rolon, coordenadora dos cursos de Administração e Gestão Estratégica Empresarial, acompanhou de perto a trajetória de Marcelo e guarda boas lembranças do colega de trabalho. “Grande profissional que atuou com engajamento durante os anos que esteve nesta casa. Ele realmente vestia a camisa para que implantássemos novos projetos”, relembra.

Piúma começou a trabalhar na Uninter em 2005, quando a instituição ainda não era um centro universitário e se chamava Facinter. “Eu e o Piúma lecionávamos na mesma área, de Marketing, assim, ficamos amigos por trocar ideias em relação às atividades que iriamos desenvolver com os alunos, em relação às visitas técnicas que faríamos. No ano de 2005, fui convidada para implantar o setor de Estágio Supervisionado no curso de Administração da Facinter.  Convidei o Piúma para participar como orientador de várias equipes, ele prontamente atendeu minha solicitação, porém, em 2009 ele pediu demissão”, conta a professora.

Marcelo tinha disposição para o trabalho e não poupava esforços para atingir seus objetivos. Sua saída da antiga Facinter em 2009 teve como motivo o empreendedorismo. “Ele era diretor-proprietário da empresa DUET Marketing. Piúma era engenheiro, trabalhou com Tecnologia da Informação e foi para o lado da implantação de CRM (Customer Relationship Management – estratégias focadas em relacionamento com o cliente) em empresas. Ele se deparou com a dificuldade que as empresas de marketing tinham em relação à gestão. Abriu então outras empresas, a DUET Tech e a Quality Ware, a primeira voltada para desenvolvimento de tecnologia e a segunda empresa voltada para a gestão de marketing”, explica Vanessa.

Em 2011, o professor Piúma retornou ao Grupo Uninter, mas desta vez na Fatec. Na época, Vanessa Rolon coordenava os cursos de Tecnologia em Marketing, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Processos Gerenciais e convidou Marcelo para auxiliá-la. A coordenadora explica o porquê do convite.

“Piúma sempre foi muito comunicativo, participativo, engajado, mas o valor principal foi o lado humano, entender a capacidade do estudante de se desenvolver por meio do olhar do outro. Piúma sempre foi muito estudioso, fez várias especializações, foi entender como o mercado se comporta, como você pode desenvolver ferramentas para implementar estratégias. Um profissional extremamente preparado, uma formação sólida, com grande experiência de mercado. Fazia toda a diferença na formação dos nossos alunos”.

O atual coordenador do curso de Gestão Comercial, Elizeu Alves, foi aluno do professor durante sua graduação. “Eu admirava o Piúma. Ele sempre se dedicou aos alunos, tenho boas lembranças dele. Uma vez ficamos das 19h às 22h elaborando os então projetos integradores do curso de Processos Gerenciais. Conseguimos montar bons projetos”, relembra.

Piúma acreditava que a teoria precisava ser aliada a prática. Para isso, montou um programa de parceria entre a Uninter e sua empresa, Quality Ware, que selecionava estudantes para trabalhar. Vanessa Rolon explica melhor. “Em sala de aula, o Piúma tinha um feeling em perceber os potenciais dos estudantes, assim, ele convidou três alunos para trabalhar com ele. Estávamos com um desafio de trazer mais a prática para os alunos em sala de aula, o Piúma se prontificou a receber os alunos em suas empresas para que vivenciassem a prática do dia-a-dia e trouxessem para o debate em sala de aula. A experiência foi maravilhosa, implantamos não somente para o curso de Marketing, mas também para os cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais”.

É possível conhecer um pouco mais a história do professor Piúma em uma edição do programa Café Com Gestão, apresentado pela professora Vanessa e gravado no ano de 2014. “Ele era muito otimista, confiava nas pessoas, acreditava nos relacionamentos duradouros, isto ele deixa claro em um programa onde eu tive a oportunidade e a honra de entrevistá-lo”. Você pode conferir a íntegra do programa clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Borba - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König


1 thought on “O professor que levou o mercado para dentro da sala de aula

  1. Que bela homenagem!! Teoria e prática andam juntas , e partindo daí como professores podemos observar o desenvolvimento do aluno e sua capacidade de vencer adversidades e reelaborar novos planos de ação . Com certeza deixou um legado de conhecimento e ensinamentos e muitos seguidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *