O papel das CPAs no contexto da pandemia

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

A constituição da CPA – Comissão Própria de Avaliação é uma determinação do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (SINAES) a todas as instituições de ensino superior no Brasil. O objetivo é que as instituições conduzam pesquisas internas com alunos e docentes, e com essas informações possam melhorar o desempenho e a qualidade de ensino oferecido. Essas autoavaliações são importantes pois aperfeiçoam os métodos de ensino-aprendizagem, planejamento educacional e infraestrutura.

Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, desde março de 2020 as IES enfrentam o grande desafio que é a implementação do ensino remoto. O fato é que muitas instituições não estavam preparadas para atender seus alunos no formato a distância. Nesse contexto, o trabalho das CPA’s torna-se mais que necessário para adotar medidas que melhorem a qualidade e a experiência dos alunos e professores nas aulas online.

Para tratar desse assunto e trazer a experiência das CPA’s nesse novo cenário, a Associação Nacional dos Procuradores Institucionais das Instituições de Ensino Superior (ANPI – IES) promoveu no mês de setembro uma live via YouTube. A palestra foi mediada pela presidente da ANPI – IES, a professora Ivanete Oliveira, e recebeu os convidados Hélio Rubens Godoy, presidente da CPA da Uninter, e Sérgio Mello, presidente da CPA da UniFOA.

A live apresentou as perspectivas e desafios de cada instituição. Enquanto a Uninter já estava consolidada na modalidade de EAD, a UniFOA estava em processo de transição. Apesar de a Uninter já atuar na educação a distância há bastante tempo, algumas turmas até então continuavam ensaladas na modalidade presencial. Hélio destaca que “as maiores mudanças ocorreram efetivamente dentro do ensino presencial, por causa da interrupção das aulas”. Ele pondera que “para o ensino EAD, não houve muito impacto”.

O professor ainda explica que ensinar a distância não é o mesmo que apenas dar aulas em formato remoto. Sendo assim, também ocorreram mudanças para os estudantes da modalidade EAD. “Nós adotamos ações para favorecer a adequação dos alunos nessa nova realidade de pandemia de Covid-19, tendo em vista que os polos de apoio presencial no Brasil inteiro estavam tendo as suas ações interrompidas. Então nós nos deparamos com uma diversidade de realidades nos diferentes estados e municípios onde atuamos. E é aí que a CPA entra dentro desse contexto, justamente favorecendo o levantamento de informações”, ressalta Hélio.

Por meio de pesquisas via Univirtus, a CPA da Uninter conseguiu mapear quais eram as necessidades e contextos dos alunos. Hélio relata que foi criado um grupo de trabalho – chamado de GT Covid – que envolveu diferentes diretores e setores administrativos. “Foi feito um mapeamento com o contexto externo dos alunos. Com questões como, por exemplo, se eles tinham alguém da família ou se conheciam alguém que foi infectado pelo vírus e se havia medidas de restrições por partes dos atores públicos de suas cidades. Também perguntamos como era a conexão e o acesso deles à internet, e se tinham local adequado para realizarem as atividades acadêmicas sem interferência de outros familiares”.

Hélio destaca que “a maior precariedade é na questão da banda larga”. E revela que a CPA tinha a ideia de que a maioria dos alunos acessava a internet por meio de celular, mas depois da pesquisa foi constatado que “o forte mesmo é o notebook”. Além disso, foi observado que apesar da dificuldade tecnológica existir, a maioria dos alunos têm preocupação no contexto residencial. “O ambiente adequado para estudo eles têm nos polos e nos campi; em casa eles não têm, e isso interfere muito na atividade deles”, afirma.

Tanto na Uninter quanto na UniFOA foram criadas soluções a partir de pesquisas e ações das CPA’s. O professor Hélio afirma que foram estabelecidas medidas como prorrogação de prazos de provas e flexibilização de atividades práticas. “Tudo dentro das exigências de portarias e pareceres do Ministérios da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE)”. O professor Sérgio, por sua vez, destaca que a pandemia trouxe muitas dificuldades, mas também muito aprendizado.

“Nesse momento, o papel da CPA da Unifoa foi assegurar o desenvolvimento desse processo de ensino remoto com qualidade. A qualidade é inerente aos processos. A CPA revisou os projetos de autoavaliação e criou condições”. Ele destaca que para os alunos que possuem baixa conexão na internet, foram disponibilizadas aulas gravadas e materiais impressos.

Para conferir a íntegra da palestra, clique aqui. E para saber mais sobre as pesquisas realizadas pela Comissão Própria de Avaliação da Uninter, acesse aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *